EDUCAÇÃO

10ª FEMICTEC teve mais de 7 mil visitantes

Quem visitou a 10ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica, a FEMICTEC, teve a oportunidade de ver de perto as descobertas oriundas das pesquisas e investigações desenvolvidas pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Promovida pela Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo, a mostra de trabalhos é resultado do investimento no ensino pela pesquisa com foco na construção do conhecimento, tema que permeia o cotidiano das escolas.

Ao longo de três dias, de quinta a sábado, mais de 7 mil pessoas visitaram a feira que reuniu 700 pesquisadores com 170 projetos sobre as mais diversas temáticas. No último sábado (23/09), durante a cerimônia de encerramento com a presença de mais de 1.500 pessoas entre estudantes, professores e comunidade, foram anunciados os 31 projetos que representarão a Rede Municipal de Ensino hamburguense na Mostratec Júnior, em outubro.

“A FEMICTEC se configura como um espaço democrático, de socialização, de trocas de experiências e de conhecimentos. Já a pesquisa, na Rede Municipal de Educação, tem lugar de destaque, é mais do que uma metodologia, é uma concepção de educação voltada para o desenvolvimento integral das crianças e estudantes”, destaca a diretora de Educação, Neide Vargas.

 

Processos Heurísticos

As crianças bem pequenas também participaram da FEMICTEC. Pensado especialmente para este público, o espaço Processos Heurísticos estimulou a curiosidade dos pequenos e foi composto por salas temáticas nas áreas de Linguagens Expressivas, do Brincar Heurístico, das Construções e Movimento e da Luz e Sombra.

 

Aldo Fortunati palestrou para professores

Cerca de 800 professores lotaram a sala que recebeu a palestra do professor italiano Aldo Fortunati, professor da Universidade de Florença. O educador falou sobre “Educação e Infância: reflexões sobre as crianças e os modos de educar”. Todos os participantes receberam um exemplar do livro “Confiança, oportunidade, tempo – Olhar, imaginar, construir o futuro com os olhos das crianças”, de autoria do palestrante.

 

Olimpíada Municipal De Robótica

A FEMICTEC também foi palco da 6ª Olimpíada Municipal de Robótica, que reuniu 240 estudantes de 25 escolas na disputa de duas categorias e também do desafio extra, que entregou o Troféu Itinerante Destaque Robótica. A olimpíada é organizada pela equipe do Centro de Experimentação, Pesquisa e Inovação Científica (CEPIC) da Secretaria de Educação (SMED), em parceria com a Diretoria de Inclusão Digital, da Secretaria de Administração (SEMAD).

 

Oficinas

Os estudantes que visitaram a FEMICTEC também puderam participar de oficinas organizadas pelos espaços pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, do Parcão, da Guarda Municipal, do CFC Valderez e do Sebrae. As atividades tiveram temáticas variadas como educação no trânsito, libras, educação ambiental, literatura e artes.

 

 

 

 

Sair da versão mobile