NOVO HAMBURGO
Semana do Aleitamento Materno inicia com capacitações para trabalhadores da rede de saúde
No lugar de prontuários, tecidos coloridos, linha e uma máquina de costura fizeram parte do material de trabalho da nutricionista da USF Rondônia Lisiane Guimarães que, na tarde do dia 1º agosto, preparava diversas rosquinhas de pano. As rosquinhas de peito, como são comumente conhecidas, são protetores de mamilos e absorventes laváveis que protegem o bico e aréola do peito do atrito com a roupa e alivia a sensibilidade, ao mesmo tempo em que absorvem o leite que pode vazar das mamas. Lisiane é uma das várias mãos empenhadas em produzir as peças que serão usadas durante as capacitações na rede que ocorrerão durante o Agosto Dourado, mês que celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno.
Em Novo Hamburgo, as práticas são voltadas para o fortalecimento da capacidade dos profissionais de saúde das unidades de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em todos os níveis da sociedade. As pequenas rosquinhas também foram produzidas por residentes de Nutrição da Universidade Feevale, Agentes Comunitários de Saúde da USF Boa Saúde e até mesmo de profissionais e usuários da Oficina de Geração de Renda, unidade ligada ao Departamento de Saúde Mental de Novo Hamburgo. “A ideia das rosquinhas se alinha também a um conceito de sustentabilidade uma vez que o custo de produzir esse material é bastante acessível e contempla as mais variadas classes sociais”, destaca a nutricionista Mabilda Dotto, coordenadora da Política Municipal de Alimentação e Nutrição de Novo Hamburgo.
Seguindo a temática mundial, este ano, Novo Hamburgo se prepara para capacitar servidores da saúde da rede pública sobre “O Manejo do Aleitamento Materno”. As primeiras atividades ocorreram nos dias 3 e 4 de agosto no NUTRIR – Centro de Educação Nutricional, e foram direcionadas para cerca de 30 profissionais de enfermagem e do programa Amigos do Bebê trabalhadores que, de maneira descentralizada, lidam com questões relacionadas ao aleitamento materno diariamente. “O momento foi de troca de experiências entre os profissionais sobre o assunto ao mesmo tempo em que se desmistificou diversas questões sobre o tema”, destaca Mabilda.
Sendo a amamentação um tema que deve envolver toda equipe da unidade de saúde, no dia 25 de agosto será a vez dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participarem do encontro “O Papel dos Agentes Comunitários de Saúde no Manejo do Aleitamento Materno”, das 14h às 16h30, na sala 31 do Centro Municipal de Cultura.
Segundo Mabilda, a ação soma-se à tradicional decoração que envolve as 25 Unidades de Saúde da Atenção Básica sobre o Agosto Dourado que, além de colorir o ambiente, reforçam questões de educação em saúde nos territórios. “Cada unidade tem a liberdade de criar a forma como vai comunicar com seus usuários, uma vez que a prática do aleitamento deve ser apoiada por toda a comunidade. O resultado dos trabalhos surpreendem pela sensibilidade e a singularidade de cada espaço”, conta. Como exemplo, cita que, na UBS Santo Afonso, a nutricionista Greice Moro, juntamente com a equipe, criou uma exposição fotográfica sobre amamentação na qual as servidoras da unidade são as protagonistas. Já na USF Rondônia, a residente de Nutrição, Carine Saul, preparou um painel que destaca a importância da amamentação por meio das usuárias do serviço de saúde. “Será um local no qual as mulheres poderão inserir relatos de como foi esse período para elas, época que envolve as mais variadas experiências”, diz Carine.
AGOSTO DOURADO – Criado em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Agosto Dourado consiste em uma campanha de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A cor foi escolhida pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade nutricional do leite materno.
SERVIÇO:
AGOSTO DOURADO
Encontro: “O Papel dos Agentes Comunitários de Saúde no Manejo do Aleitamento Materno” – para ACS da rede (inscrições encerradas)
Quinta-feira, dia 25
Das 14h às 16h30,
Sala 31 do Centro Municipal de Cultura.
Rua Ignácio Plangg, 66 – Em frente à praça 20 de Setembro
Ações alusivas ao Agosto Dourado
Nas 25 unidades de Saúde da Atenção Básica
De 1º a 31 de agosto