NOVO HAMBURGO
Polícia Civil deflagra Operação Territorium
Nesta sexta-feira (18/08) a Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), coordenado pelo delegado Rafael Pereira, com apoio da Brigada Militar e da Susepe, deflagrou a segunda etapa da Operação Territorium em repressão a crimes de homicídios praticados, neste ano, em São Leopoldo, Novo Hamburgo e Canoas.
Ao todo, foram cumpridas 30 ordens judiciais (entre mandados de busca, mandados de prisão e apreensão de adolescente infrator). Durante a ação, seis pessoas foram presas, resultando na captura de um dos foragidos mais procurados do Rio Grande do Sul.
Segundo o delegado responsável, a operação buscou o esclarecimento e responsabilização tanto de executores, quanto dos mandantes dos homicídios ocorridos na região, além da saturação e asfixia nas localidades oriundas destes grupos criminosos.
Um dos homicídios, investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de São Leopoldo, refere-se a fato ocorrido em 24 de abril deste ano, no bairro Arroio da Manteiga, área conflagrada pelo tráfico, conhecida por disputa de facções criminosas. Na ocasião, um motorista de aplicativo teve o veículo perseguido e foi executado com diversos tiros. Na primeira fase da operação, logo após o crime, dois executores foram presos temporariamente, cujas cautelares foram convertidas em prisões preventivas.
No que tange ao outro homicídio, investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Novo Hamburgo, este corresponde a crime ocorrido no dia 30 de maio de 2023, na Estrada do Quilombo, naquele município, onde o corpo da vítima (um homem que usava tornozeleira eletrônica e possuía diversos antecedentes criminais) foi encontrado carbonizado ao lado de um veículo incendiado.
A operação visou também a captura de indivíduo de alta periculosidade, que estava foragido no estado de Santa Catarina após receber o benefício da prisão humanitária do cumprimento de sua pena. O alvo, importante liderança do Vale dos Sinos, foi capturado na primeira etapa da operação (deflagrada quinta-feira 17/08) em um condomínio de luxo na Barra Sul, do Balneário Camboriú.
A residência do indivíduo estava residindo em um imóvel de alto padrão, na posse de veículo de luxo, avaliado em R$ 300mil. Com o alvo foram apreendidos: documento falso, diversas granadas explosivas prontas para uso, duas armas de fogo, além de carregadores e farta munição. Diante dos fatos, foi realizada a prisão em flagrante no local, além do cumprimento das ordens de prisão. O indivíduo foi conduzido naquela noite (17/8) pelo Avião da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul de volta ao estado.
Além desta importante prisão, na data de hoje (18/8), outro líder da organização criminosa enraizada em São Leopoldo foi preso, em decorrência de cumprimento de mandado de prisão preventiva. Ressalta-se que este investigado, que já possui três passagens pelo sistema penitenciário federal, foi identificado como mandante dos dois homicídios investigados no inquérito policial.