NOVO HAMBURGO
Primeira bomba para drenar água do bairro Santo Afonso é instalada em Novo Hamburgo
Equipamento instalado é capaz de bombear 2,1 mil litros por segundo
A primeira bomba para drenar a água acumulada pela enchente do Rio dos Sinos no bairro Santo Afonso começou a funcionar neste domingo (26/05), após muita expectativa da comunidade hamburguense. O equipamento instalado e em plena operação desde esta manhã, é uma bomba anfíbia da Higra, capaz de bombear 2,1 mil litros por segundo, dragando a água que está represada no lado da Santo Afonso do dique.
Além desta, também estão sendo instaladas no local duas bombas cedidas gratuitamente pela Federação dos das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), que devem entrar em operação entre hoje e esta segunda-feira. Depois de uma viagem de três dias desde Uruguaiana, no extremo oeste do Rio Grande do Sul, o comboio de carretas do Exército trazendo as bombas em diferentes peças chegou a Novo Hamburgo. O equipamento, transferido para veículos mais leves no pátio da Prefeitura também já foi levado até o local da instalação, onde as peças são remontadas.
Outra bomba, vinda através da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), está aguardando a chegada de técnicos e engenheiros da autarquia paulista para efetuar a instalação do equipamento.
Outro trabalho que vem sendo realizado é a limpeza dos motores e da própria Casa de Bombas. Os motores foram retirados e levados para uma oficina para secagem e conserto.