CAMPO BOM
33º Seminário de Educação reúne 1,3 mil professores no Teatro Feevale
Encontro contou com o tema “Contribuições Neurocientíficas para os Processos de Aprendizagem”
Na manhã deste sábado (01/07), centenas de profissionais da educação de Campo Bom se reuniram no Teatro Feevale para acompanhar o 33º Seminário de Educação. A atividade é voltada, como em todas as edições, para a busca da melhora do ensino, principalmente no modo como a aprendizagem é tratada em sala de aula.
O tema da edição deste ano foi Contribuições Neurocientíficas para os Processos de Aprendizagem, por meio de uma palestra com o professor PhD Guilherme Nogueira, pesquisador e consultor na área de Neurociência do Comportamento e da Aprendizagem. Ele trouxe diversas abordagens sobre como a neurociência esclarece as diferenças de aprendizado para cada aluno.
Alunos da Escola de Arte-Educação de Campo Bom apresentaram performances artísticas, com muita dança. Primeiro foram os alunos do Grupo de Ensaio Infantil, coordenado pela professora Priscilla Hennemann Leão, que desenvolve um trabalho mesclando elementos da dança contemporânea, ballet clássico e jazz.
Na sequência, se apresentaram os alunos do grupo GD EAE, coordenado pela professora Jéssica Brill e formado por estudantes dos 13 aos 17 anos. A dança apresentada foi de um ritmo típico da Espanha, o Flamenco, que representa um verdadeiro símbolo de identidade de inúmeras comunidades.
O Balé Folclórico Origens, de Sapiranga, por meio da dança, trouxe diferentes apresentações da cultura brasileira, passando pelo xaxado (dança tradicional do Nordeste do Brasil, principalmente no sertão), samba (dança tradicional do Nordeste do Brasil) e carimbó (estilo musical originário do estado do Pará, com influências indígenas, africanas e portuguesas).
Educação municipal
O prefeito Luciano Orsi, que falou durante o seminário, destacou o trabalho que está sendo feito em Campo Bom, com investimentos na estrutura das escolas e em atividades voltadas para a inclusão dos alunos. “Nos últimos dias, apresentamos os novos uniformes que estão sendo distribuídos para todas as escolas da rede municipal. Na próxima semana, boa parte deles já vão estar em posse dos alunos”, destaca Orsi.
“Estamos com 12 escolas sendo reformadas, aumentando e aprimorando os espaços já existentes para o uso dos alunos. Isso me deixa muito contente, pois já possuo 40 anos como professora. É algo que sempre digo e ressalto: educar é um ato de amor e, por isso, um ato de coragem”, comenta a secretária de Educação Simone Schneider.