CAMPO BOM

Acolhimento na educação infantil: passo inicial para um aprendizado com qualidade

O passo inicial para um aprendizado prazeroso e de qualidades, na rede municipal de ensino de Campo Bom, ocorre nos primeiros dias de aula, a cada ano letivo. Assim, desde terça-feira (14/02), as escolas de educação infantil (Emeis) estão acolhendo as famílias dos alunos em suas diversidades, com momentos de escuta, entrevistas e atitudes personalizadas, afinal, cada uma tem a sua história e seus sentimentos no ingresso do seu filho na escola. Esse trabalho segue até a criança se sentir bem no ambiente escolar.

O prefeito Luciano Orsi ressalta que a qualidade no aprendizado começa pelo acolhimento do aluno e também de seus pais. “A criança acolhida se sente segura, amada e protegida nesse novo espaço de socialização, trocas entre seus pares e educadores. Isso permite a descoberta sobre o mundo através das vivências, brincadeiras e novas experiências”, explica o prefeito.

O Regimento Escolar Padrão das Escolas da Rede Municipal de Ensino determina que após a realização da matrícula, o responsável pela criança compareça na escola para uma entrevista e planejamento do período de adaptação com momentos favoráveis para recepção e acolhimento para cada criança, com horários específicos de acordo com as necessidades individuais de cada uma. A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, ressalta que os pilares de uma boa adaptação são a organização dos ambientes, com experiências enriquecedoras e uma rotina que assegure a construção de vínculos afetivos entre todos – criança/família/escola, bem como, o diálogo pautado na confiança entre família e professores para a compreensão dos hábitos da criança e minimizar mudanças nessa transição da casa para a instituição escolar.

 

FAMÍLIA AUXILIA

A coordenadora da Educação Infantil do Município, Cristiane Wagner Muller, observa que a família pode auxiliar a criança nessa fase com brincadeiras de esconde-esconde como aquelas de cobrir o rosto e reaparecer, ou esconder objetos e achar; espaços seguros, iniciando no ambiente familiar com um tempo curto em que a criança permaneça longe dos pais/responsáveis. O diálogo, desde os bebês, que os pais ou responsáveis vão sair e voltar, também é muito importante. Cris relembra, ainda, que os pais sempre se despeçam das crianças, por mais difícil que seja. Objetos de apego da criança, igualmente, são importantes nesse período, pois podem auxiliar a confortar e ainda remeter ao ambiente familiar.

Acolher e adaptar é aprender a confiar, é sentir diferentes emoções, é conviver, é socializar. Desta forma, o acolhimento requer cuidados constantes com reencontros ao longo do ano, potencializando os laços afetivos entre família e escola, entrelaçando ações em prol do desenvolvimento integral das crianças, bem estar e alegria nos cotidianos do ano letivo.

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