CAMPO BOM

Acumulado de chuvas acende alerta para nova enchente no Sinos

As chuvas intermitentes que vem ocorrendo na região do Vale do Sinos acendem o alerta para uma nova enchente do rio. De acordo com o encarregado da estação meteorológica de Campo Bom, Nilson Pedro Wolff, nas últimas 24 horas choveu 89.0 mm em Campo Bom. Com isso, é iminente que ocorra a sétima enchente do Rio dos Sinos, apenas neste ano. O temporal desta sexta-feira (17/11) também causou alagamentos, quedas de galhos, desabamentos e falta de energia elétrica.

O Sinos atingia 6,83 metros na ponte da Barrinha na manhã deste sábado (18/11), de acordo com o coordenador da Defesa Civil campo-bonense, Paulo Silveira. Na manhã de sexta, ele marcava 6,49 metros no mesmo local.

Conforme Nilson, com as chuvas das últimas horas, é grande o risco de essa enchente, que é a sétima a ocorrer em Campo Bom, ser a maior do ano no Vale do Sinos. Em Campo Bom, a enchente começa a causar transtornos mais quando o rio atinge a marca dos 7,20, e trechos e estradas ribeirinhas tem o trânsito interrompido para veículos leves. Nilson também pontua que o aumento rápido no nível do Rio dos Sinos ocorre em consequência de também ter chovido com bastante volume na nascente do rio, na Serra, e nos afluentes que chegam ao Sinos.

Picos das outras enchentes do Sinos registradas em Campo Bom em 2023

10 de Março – 6,72 metros

19 de Junho – 7,32 metros

16 de Julho – 7,32 metros

07 de Setembro – 7,32 metros

29 de Setembro – 7,40 metros

19 de outubro – 6,88 metros

 

Semana chuvosa

O fenômeno do Super El Niño tem causado chuvas fora da média histórica na região. Desde sábado (11/11), quando começou o período de instabilidade, já choveu cerca de 176.2 mm, totalizando quase 300 mm no mês de novembro, mais do que o dobro da média esperada, que é de 127,2 mm.

Foto: Nilson Pedro Wolff

 

 

Sair da versão mobile