NOVO HAMBURGO
Adoção de espaços públicos é ampliada com edital permanente
Adotar espaços públicos a partir de agora será mais simples para empresas que queiram ser parceiras da administração municipal e ajudar a embelezar a cidade junto com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu).
Acaba de ser publicado o edital 55/2022 que dispõe sobre adoção de espaços públicos e amplia as opções por parte das empresas ou entidades que agora podem escolher entre praças, canteiros, rótulas, pontes e escadarias públicas. “Essa parceria é muito importante para o município, pois reforça o sentimento de pertencimento, de responsabilidade e de conscientização de que para termos uma cidade melhor, todos precisam fazer sua parte. Cada espaço adotado e embelezado é um local a mais para ser admirado em Novo Hamburgo”, destaca a titular da Semopsu, Greyce da Luz.
O que muda em relação ao edital anterior é que este será permanente e as adoções não ocorrerão mais por meio de chamamento público. “O edital estará permanentemente aberto”, explica o gerente dos processos de adoção e assessor comunitário Neli Silveira.
De acordo com o edital, a adoção destes espaços pode ser feita por empresas, clubes de serviços sociais, associações de bairro, entidades de classe e outras, sendo permitida a adoção do mesmo espaço público por mais de uma entidade, formando-se um consórcio. Interessados devem apresentar documentação descrita no edital.
Este novo edital também permite que sejam adotados os pilares do trem em toda a extensão da linha em Novo Hamburgo. Até agora, a Trensurb limitava a adoção somente até a altura da Rua 5 de Abril. “Com isso, a cidade se torna uma grande galeria a céu aberto”, comenta Silveira.
O edital pode ser conferido em https://bit.ly/3Dblww7