NOVO HAMBURGO
Agricultura Familiar de Novo Hamburgo ganha destaque na Feira Loucura por Sapatos

Produtos locais trazem diversidade e fortalecem economia rural
A Feira Loucura por Sapatos, que ocorre até 13 de abril em Novo Hamburgo nos Pavilhões da Fenac, vai muito além de calçados, bolsas, roupas e acessórios a preços especiais. O evento também destaca a agricultura familiar e conta com a participação do Gabinete de Desenvolvimento Rural da Prefeitura.
O Espaço da Agricultura Familiar, fruto da parceria entre a Secretaria Estradual de Desenvolvimento Rural, a FETAG-RS, a EMATER/RS e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, oferece uma variedade de produtos, incluindo artesanato, charcutaria (charque), laticínios, cachaças, mel, sucos e geleias, conectando os produtores rurais diretamente aos consumidores.
Entre os expositores, destacam-se a Cachaçaria Invito e o Sítio Amigos da Terra, ambos de Lomba Grande, bairro rural de Novo Hamburgo. A Cachaçaria Invito é reconhecida por sua produção sustentável e ecológica em pequena escala, oferecendo cachaças destiladas em alambiques de cobre com alta qualidade. O ambiente da cachaçaria proporciona uma vista panorâmica e um atendimento familiar, sendo parte integrante da rota turística Caminhos de Lomba Grande.
Já o Sítio Amigos da Terra, administrado pela família de Denise Barbaro da Rosa, produz iogurtes, queijos e doce de leite orgânicos, além de pães, bolos, cucas e biscoitos integrais. A propriedade de 4 hectares também oferece chips de batata, inhame, aipim e banana-verde, todos orgânicos. Os produtos são comercializados em feiras agroecológicas e em uma loja própria em Lomba Grande.
Para a subdiretora de Desenvolvimento Rural do Município, Daniele Rechenmacher, a feira é uma ótima oportunidade de negócio e divulgação. “Essa é feira muito importante para o Município e com isso, evidencia a relevância da agricultura familiar para Novo Hamburgo”, destaca.
A presença de produtores de outras regiões também enriquece o evento. Alexandre Carlos Ares, da Agroindústria Marlac de Caiçara, na região Noroeste do Estado, compartilha sua experiência. “O que nos motiva a vir de Caiçara até aqui é o tratamento cordial dos clientes e as boas vendas. Oferecemos produtos diferenciados, como o queijo com vinho, que muitos ainda não conhecem”, conta. É a terceira edição consecutiva que Ares participa do evento.
Da mesma forma, Fabiano Santin, expositor da Agroindústria Sabores da Serra, de Pinto Bandeira, da Serra Gaúcha, ressalta o sucesso do evento: “A feira está superando todas as expectativas deste ano. As vendas estão boas e os produtos têm sido bem procurados. Convidamos todos a participar e prestigiar os produtos da agricultura familiar.”
Estevão Biz, do Sítio das Goiabeiras, de Canela/RS, também destaca a importância do evento: “Começamos a participar em 2021 e, desde então, só deixamos de vir por questões de saúde. O local é maravilhoso e esta edição está superando as anteriores em vendas.”
A feira não atrai apenas moradores locais, mas também visitantes de outras cidades, como Raquel Barbosa, de Gravataí. “Sempre que há eventos de agricultura familiar, fazemos questão de visitar. Viemos de Gravataí para prestigiar a feira, que é maravilhosa. Além de sapatos, aproveitamos para levar lembranças para a família, como geleias”, destacou Raquel.
