CAMPO BOM
ALCB lançará duas antologias em junho: uma de contos e outra de poesias
Obras mesclam escritores profissionais, escritores em sua primeira publicação e estudantes da rede municipal
A Associação Literária de Campo Bom está editando dois livros de antologia com lançamento para junho de 2024. Livros de poemas e contos contarão com textos selecionados em Concurso Literário promovido pela associação, que recebeu inscrições de estudantes, associados e escritores do Vale dos Sinos.
No dia 30 de abril, foram divulgados os autores e autoras selecionados no primeiro concurso literário promovido pela Associação Literária de Campo Bom, para a publicação de duas antologias por meio de recursos da Lei de incentivo à cultura Paulo Gustavo.
Os textos foram produzidos em torno do tema inclusão, diferença e diversidade na produção literária. Permitindo que cada um criasse, de forma livre e da sua perspectiva, poemas, contos ou microcontos que expressassem evidências históricas, sociais e culturais das mais diversas formas de ver, ser e estar no mundo. Criando um mosaico de vozes, composto pelo olhar de escritores e escritoras de Campo Bom e região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul.
As obras mesclam escritores profissionais, escritores em sua primeira publicação e estudantes da rede municipal. Formando um grupo diverso de pessoas de 13 a 70+ anos, que se identificam como brancas, negras ou pardas, tanto do gênero feminino quanto masculino, e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
Os livros já estão em processo de edição e têm seu lançamento previsto para o dia 28/06 no Teatro CEI, em Campo Bom, em uma noite de atrações culturais, venda dos livros e sessão de autógrafos, com entrada gratuita.
LIVRO 1 – Mosaico de Vozes — Antologia de Contos
Ao total, nos gêneros textuais contos e microcontos, a ALCB recebeu a inscrição de 55 escritores, que tiveram seus textos avaliados por uma comissão, formada por professores e escritores experientes. O grupo leu e analisou cada um dos textos identificados apenas por pseudônimos e sob os critérios dispostos em edital, até chegar aos 39 selecionados.
As narrativas selecionadas trazem as vozes de e sobre: pessoas com as mais diversas deficiências, pessoas que sofrem e lutam contra o racismo, que vivem e narram diferentes aspectos da realidade de mulheres em sociedade e vozes que retratam as mais diversas formas de desigualdade social e manifestações de preconceito.
LIVRO 2 – Mosaico de Vozes — Antologia de Poemas
Ao total, no gênero textual poema, a ALCB recebeu a inscrição de 125 poetas, que tiveram seus textos avaliados por uma comissão avaliadora, formada por professores e escritores experientes. O grupo leu e analisou cada um dos textos identificados apenas por pseudônimos e sob os critérios dispostos em edital, até chegar aos 60 selecionados.
Os poemas selecionados trazem as vozes de e sobre: a importância e beleza das diferenças, por meio de vozes que destacam: a diversidade na literatura e entre as pessoas, com textos que abordam questões sobre o lugar social das mulheres, de pessoas negras, indígenas, PCDs, LGBTQIAPN+, de diferentes origens e idades.
SERVIÇO
Lançamento Antologias ALCB
Dia 28 de junho, às 20h, Teatro do CEI, em Campo Bom
Entrada Franca.
Para saber mais e acompanhar as novidades:
Instagram @associacaoliterariacb
Contato: associacaoliterariacb@gmail.com | Adriana Ferreira – Comunicação ALCB