CAMPO BOM

Alunos da EMEF Adriano Dias criam jogos digitais durante as aulas

Nas disciplinas de Educação em Tecnologia e Aprendizagem Criativa, as crianças são estimuladas e têm demonstrado suas habilidades

A Administração Municipal de Campo Bom investe forte na área da tecnologia, com o propósito de incentivar e aproximar os alunos de diversas ferramentas digitais. Assim, nas disciplinas de Educação em Tecnologia e Aprendizagem Criativa, os estudantes conseguem desenvolver o conteúdo de programação com Scratch e os resultados são surpreendentes.

“A tecnologia e a criatividade andam juntas, lado a lado. Com a inclusão no currículo escolar das disciplinas Educação em Tecnologia e Aprendizagem Criativa, passamos a investir ainda mais nesta área e hoje colhemos os frutos desta aposta”, comemora o prefeito Luciano Orsi. A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, destaca que o projeto de criação de jogos ocorre dentro das duas disciplinas, com carga horária total de duas horas por semana.

Na EMEF Adriano Dias, por exemplo, com a supervisão do professor Rogério Nunes Bonorino, os alunos estão criando jogos digitais que aprimoram sua compreensão em programação e estimulam a expressão criativa de suas ideias e habilidades. “Iniciamos com animações básicas e agora estamos focando no desenvolvimento de jogos simples para dispositivos móveis”, conta o professor.

Para fomentar o pensamento computacional, a criatividade e habilidades de resolução de problemas, os alunos utilizam o Scratch, que é a maior comunidade de programação para crianças do mundo. No início os estudantes da Adriano eram estimulados a realizar animações, agora estão aprendendo a desenvolver jogos digitais. E para tanto, precisam saber como utilizar a interface do sistema e têm aprendido a movimentar personagens, criar interações entre eles, criar pontuações e adicionar níveis ou fases nos jogos. “Ao final de um projeto feito, fazemos uma otimização mobile da programação para serem jogados em celulares”, conta o professor Rogério.

Para ver e testar alguns jogos desenvolvidos pelos alunos, basta acessar o link.

 

Sair da versão mobile