CAMPO BOM

Alunos do 6º ano da Emef Cei plantam árvores frutíferas no terreno da escola

Cuidar do meio ambiente começa desde cedo. Pensando nisso, a Emef Cei, junto à Secretaria de Meio Ambiente, implantou as primeiras árvores frutíferas no terreno da escola. Foram 21 mudas plantadas ao lado do ginásio da escola, as quais foram cultivadas pelos alunos da turma 64, do 6º ano.

A iniciativa, segundo a professora de matemática Luciana Maldaner Reis, veio de um projeto de iniciação científica da escola. “Foi proposto para os alunos um projeto que fosse benéfico para a escola, que está completando 15 anos, e que tivesse alguma ação social, ou seja, para ser usufruído por outras pessoas. Uma das ideias sugeridas foi a do Pomares Urbanos, visto que não havia nenhuma árvore frutífera no pátio da escola”.

A ideia foi levada ao conhecimento da Prefeitura, que em conjunto com a Sema, forneceu as mudas para o cultivo dos alunos. Essas árvores foram preparadas na nova estufa de mudas do Horto Municipal, que fornece dezenas de espécies para projetos no município. Dentre variedades como jabuticaba, bergamota, fruta do conde, pêssego e pitanga, algumas já vão fornecer frutos para todos da escola em 2024.

 

Alunos comentam

O estudante Joaquim, de 11 anos, falou que escolheu uma árvore de bergamota comum. Ele ajudou a enterrar o torrão com as raízes da muda e garantiu que, dentro de um ou dois anos, vai estar consumindo as frutas do pé.

Rebeca, de 12 anos, plantou uma muda de caqui, da variedade conhecida como chocolate. Além de ter adorado a atividade, ela falou que as árvores vão beneficiar a alimentação dos alunos de todos os anos da escola, propiciando também um espaço para lazer, com brincadeiras e rodas de conversa com os amigos.

Sair da versão mobile