EDUCAÇÃO
Alunos do curso de Gastronomia da Feevale ministram oficina de panificação e confeitaria
Começou nesta quinta-feira (24/08) o projeto social Confeitaria e Panificação: qualificação para o mercado de trabalho, realizado pela Universidade Feevale. Neste semestre, 40 pessoas serão atendidas pela iniciativa, que visa qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social para geração de emprego e renda.
De acordo com a líder do projeto, professora Simone Weschenfelder, a oficina será dividida em 10 encontros, ministrada por alunos do curso de Gastronomia da Feevale, com a supervisão de um professor do curso. A oficina aborda temas como boas práticas de manipulação de alimentos, panificação e confeitaria, e são realizadas no Prédio Vermelho do Campus II da Feevale.
As aulas são direcionadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social e os participantes são indicados pelas instituições parceiras do projeto. Neste semestre, as indicações partiram de: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ivoti e de Novo Hamburgo; Associação de Assistência em Oncopediatria – Amo Criança; Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Santa Maria do Herval; Instituto Penal de Novo Hamburgo; Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis-NH); e Associação Beneficente Mães Pobres de Novo Hamburgo – Desafio Resgate Jovem.
Simone também ressalta que o objetivo do projeto é proporcionar conhecimento técnico aos participantes que buscam qualificação para o mercado de trabalho. Ela ainda aponta a importância de ações como essa, pois contribuem para geração de emprego e renda de inúmeras famílias da região que estão em situação de vulnerabilidade social.
Como participar
O projeto social Confeitaria e Panificação: qualificação para o mercado de trabalho ocorre todo semestre na Feevale. Para o semestre de 2023/2 a turma já está fechada, mas os interessados em participar da oficina no próximo semestre devem buscar instituições sociais parceiras do projeto, como Apae e Cras. A partir disso, estas entidades acionam a Feevale para realizar a matrícula no projeto.