NOVO HAMBURGO
Apenas 27% das crianças e adolescentes estão com o esquema vacinal completo contra a dengue

Secretaria da Saúde de Novo Hamburgo alerta pais sobre a necessidade de tomar a segunda dose
Menos de um terço das crianças e adolescentes que receberam a primeira vacina contra a dengue em Novo Hamburgo retornaram para fazer a segunda dose, situação que preocupa a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ocorre que a imunização atinge uma proteção mais eficaz, contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, quando o esquema vacinal está completo.
Das 2.463 pessoas entre 10 e 14 anos que tomaram a primeira dose da vacina, somente 723 voltaram para receber a segunda dose. A gerente de Vigilância em Saúde, Débora Spessatto Bassani, destaca que essa faixa etária concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em 2024, Novo Hamburgo teve 15.755 casos confirmados, com a perda de 20 vidas. Na faixa etária dos 10 aos 14 anos, positivaram para a doença 1.114 pacientes.
“Pedimos o auxílio dos pais que vacinaram seus filhos com a primeira dose e que já estão no período de realizar a segunda dose, que procurem as unidades de saúde para completar o esquema vacinal”, ressalta Débora.
O imunizante, está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde da rede municipal e na Casa de Vacinas. A orientação da Anvisa e do fabricante da vacina, é que a segunda dose deve ser aplicada com, pelo menos, três meses de diferença da primeira aplicação. A vacina é segura e eficaz e protege contra os quatro sorotipos que causam a dengue.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que debilita o paciente. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles pode progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. Para mais informações sobre a vacina, você pode ligar ou enviar WhatsApp para (51) 99501-7717.
