NOVO HAMBURGO
Câmara aprova auxílio emergencial para vítimas da enchente em Novo Hamburgo
Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira (28/06), a concessão de auxílio emergencial de R$ 1 mil para cada residência atingida pela inundação que assolou o município após as fortes chuvas dos dias 15 e 16 de junho. Os domicílios serão identificados por meio do cruzamento de dados da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, satélites e georreferenciamento. A proposta foi encaminhada pelo Executivo, que deverá detalhar em breve o processo de habilitação e a forma do repasse.
O presidente da Câmara, Fernandinho Lourenço (PDT) ressaltou que embora o valor seja baixo, vai ao encontro do que a comunidade está precisando. “Toda ajuda é bem-vinda. Devemos fazer a nossa parte e não nos vangloriar. O povo hamburguense é muito solidário e se engajou nas doações. Agora, precisamos viabilizar que o valor aprovado chegue com rapidez ao destino final. O povo clama por isso”, apontou.
Enchente
Provocadas pela passagem de um ciclone extratropical, as chuvas ocasionaram estragos em 60 cidades gaúchas, deixando milhares de desabrigados e 16 mortos. Em Novo Hamburgo, foram registradas inundações nos bairros Canudos, Lomba Grande e em toda a extensão do Santo Afonso. A gravidade do evento climático levou a Prefeitura a decretar situação de emergência ainda no dia 16.