CAMPO BOM
As aulas começaram

Alunos da Rede Municipal de Ensino retornaram às escolas na segunda-feira
Olhos curiosos, mãos e pernas agitadas, ouvidos aguçados aguardando o toque do sinal que determina: as aulas começaram. Essa semana foi marcada pelo retorno às atividades escolares em muitas cidades do Estado. Em Campo Bom, 8.772 alunos regressaram às escolas da Rede Municipal de Ensino para mais um ano letivo. Ao todo, 43 escolas retomaram completamente suas atividades na segunda-feira, 18 de fevereiro. Os professores retornaram ao trabalho na semana anterior com palestras e formações organizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ficando para o início dessa semana o encontro com os estudantes.
O Jornal Toda Hora acompanhou chagada dos alunos ao segundo dia de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marquês do Herval. Noginásio da Emef, ainda decorado com balões, as crianças chegavam ansiosas. A primeira corrida era em direção aos amigos, afinal, são muitos assuntos para por em dia. O próximo destino, com a chegada dos professores, era a organização em fila. Alguns já perguntavam pelas atividades extracurriculares que ainda estão em fase de organização. “Minha vó perguntou se tem vaga na dança gaúcha”. “Quais serão os dias do vôlei este ano?”. A diretora da escola, Deise Stayer, calmamente respondeu: “Ainda estamos organizando com os professores, logo passaremos as informações para vocês”.
A presença dos pais e responsáveis pelos alunos é marcante nos primeiros dias. Daiane Souza, 33, aguardava o início da aula sentada emum banco perto da filha, Lavínia Vitória Fuhr, 8. Ela conta que a pequena frequenta a escola desde os 4, no primeiro ano a adaptação foi difícil. “Foi bem complicadinho, porque ela nunca foi na escola. Então ela chorou um mês, mas as professoras foram atenciosas, tiveram bastante paciência. Hoje ela adora”. Mas o primeiro dia desse ano foi diferente. “Ela estava bem faceira, louca pra reencontrar os coleguinhas”, contou Daiane.
Rejane Reichert, 59, estava ao lado de Daiane, observando a sobrinha Maísa Diniz, 6, brincar com os colegas. “É o primeiro ano da Maísa. A escola a gente já conhece, eu estudei, meus filhos estudaram, a mãe dela estudou, então a gente sabe que é uma escola muito boa”, relatou Rejane sobre a inserção da sobrinha na Emef. A ligação familiar com a escola, que completará 55 ano em abril, também ocorre com Daiane, embora ela não tenha estudado no Marquês, sua mãe e tias frequentaram a instituição.
A pequena Maísa estava empolgada com o primeiro dia de aula e contou sobre uma atração especial na escola, “gostei do mágico, tinha uma caixa e ele colocou fogo naquela caixa e saíram dois coelhinhos”. O sucesso dos professores e alunos é o que Rejane espera para o ano de 2019 e faz uma ressalva importante “a família tem que sempre estarjunto com as professoras, porque sozinho ninguém faz nada”. Já Daiane espera que Lavínia siga se comportando bem e recebendo a atenção de sempre das profissionais da escola.
Preparação da escola
A diretora Deise Stayer conta que a escola preparou um momento especial com o mágico Micael, o tal mágico referido por Maísa, para receber as 240 crianças no dia 18. Como recordação, os alunos levaram para casa uma foto da turma com a atração e um adesivo de boas vindas da escola. “Todos adoraram, os olhos brilhantes mostrando a felicidade de estar novamente aqui”, destacou. Segundo a diretora os pais foram convidados a entrar nas salas com os alunos e compartilhar o momento. Já as professoras preparam jogos e brincadeiras de integração da turma.
“Estamos motivados e empolgados com o novo ano e com os desafios que virão”, ressaltou Deise. A diretora diz que escola projeta um ano de muito trabalho e empenho para que todos aprendam e evoluam dentro de suas possibilidades.
Período de matrículas aberto
A Administração Municipal alerta que o período de matrículas para o Ensino Fundamental e Pré-escola abriu no dia 11 de fevereiro. Todos os alunos do pré 1 ao 9º ano tem vaga garantida no município. Na próxima semana, entre os dias 25 a 28 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para os níveis 1 e 2 da Educação Infantil. Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Educação por telefone ou presencialmente.
Melhores estruturas
A Administração Municipal tem investido significativamente na Educação. Este ano já foram anunciadas reformas, reparos, construção de ginásio e uma nova escola de Educação Infantil. “Está sendo construído um ginásio de esportes para a Emef Morada do Sol, a Emei Amiguinho está passando por uma reforma completa com ampliação, está sendo feita uma subestação de energia para a Emef Borges de Medeiros, reforma na Emef Esperança para construção de um refeitório, reforma dos sanitários da Emef Rui Barbosa. Além disso, revisão na rede elétrica e hidráulica de algumas escolas, limpeza de calhas, manutenção de telhados entre outros serviços de manutenção. Foram comprados novos colchões, carrinhos de bebê, louças, conjuntos de classes, entre outros móveis necessários para o bom andamento das escolas”, relata Simone Schneider, secretária de Educação. A Rede Municipal de Ensino conta com sete escolas com turno integral, uma delas adicionada este ano, Emef Esperança. As outras 13 possuem contra turno escolar.
“Muitas são as ações de 2019! Para tanto, precisamos, todos, unir nossas forças, ideias, conhecimentos, práticas, reforçar nossas parcerias e, com superação, determinação, dedicação e, acima de tudo, muito amor, oportunizar uma educação de qualidade aos nossos alunos”, destaca a secretária.
