RS

Bebê de oito meses é a 37ª vítima fatal das chuvas no estado

A Defesa Civil gaúcha confirmou na noite desta quarta-feira (06/09)  a 37ª morte causada pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. A vítima é um bebê de oito meses, encontrado no município de Cruzeiro do Sul, no vale do Taquari. A região é a mais afetada pelo que já é considerada a maior catástrofe climática da história recente do Rio Grande do Sul.

Do total de 37 óbitos confirmados no Estado em decorrência dos temporais, 14 ocorreram em Muçum, nove em Roca Sales, três em Lajeado, dois em Estrela, dois em Ibiraiaras, três em Cruzeiro do Sul, um em Mato Castelhano, um em Passo Fundo, um em Encantado e um em Santa Tereza.

Até o início da noite desta quarta-feira (06/09), a Defesa Civil estadual contabilizou 79 municípios atingidos, 2.319 pessoas desabrigadas e 3.575 desalojadas. Segundo o levantamento, 1.777 pessoas foram resgatadas, e há nove desaparecidas. Estima-se em 56.787 o número total de afetados.

 

Instabilidade volta a atingir o estado nos próximos dias

 

Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, na quinta-feira (07/09), as instabilidades devem retornar em praticamente todo o Estado, devido ao deslocamento de uma frente fria. Nas áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste do Rio Grande do Sul, existe o risco de temporais isolados, incluindo eventual queda de granizo e rajadas de vento. Nessas regiões, os volumes de chuva podem variar entre 40 e 70 mm por dia, com picos de até 10 mm/dia no Sul do Estado.

Durante a madrugada de sexta-feira (08/09), as chuvas moderadas a fortes persistem sobre as regiões Nortes e Noroeste, porém ao longo do dia, o tempo deve voltar a se estabilizar no Rio Grande do Sul, mas a partir da noite as instabilidades retornam à região da Campanha e das Missões. No sábado (09/09), as chuvas devem continuar no Noroeste e Norte do estado.

A Defesa Civil também alerta para a importância da população das regiões citadas tenha atenção, e que se cadastre para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Para isso é muito simples, basta enviar o CEP de sua localidade para o número 40199 e em seguida receberá uma confirmação e a partir dai estará apto a receber as informações.

Foto: Prefeitura de Cruzeiro do Sul

 

 

Sair da versão mobile