Connect with us

NOVO HAMBURGO

Beneficiários do Salgado Filho participam de sorteio para escolher seus apartamentos

São 20 anos de espera para dizer: “esta é a minha casa”, com muita ênfase no pronome possessivo. Agora falta pouco, bem menos do que essas duas décadas, para que dona Noemi Fernandes Delly seja, de fato, dona do imóvel onde vai morar. Ela estava, na tarde desta segunda-feira, 16, entre os 300 beneficiários que ocuparão as unidades habitacionais do Residencial Salgado Filho, construído no bairro Canudos, pela Prefeitura, que consiste em 15 torres com 20 apartamentos cada, com 2 quartos, sala e cozinha. A entrega das chaves deve ocorrer ainda no segundo semestre deste ano.

O sorteio para a escolha dos apartamentos foi no CTG Essência da Tradição, organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Radiante, dona Noemi foi uma das primeiras a serem sorteadas por integrar um dos grupos prioritários, nesse caso para idosos, seguido de Pessoas Com Deficiência (PCDs). “Eu quase não acredito, pago aluguel há 20 anos, em uma casa que está caindo. Agora posso dizer para as pessoas que realmente tenho uma casa”, afirma Noemi que luta para conquistar o benefício da aposentadoria.

Ela, que atualmente mora no Morro da Formiga, no bairro Rondônia, vai morar no Salgado Filho com a filha mais nova, de 19 anos. “Sozinha nunca é bom, ela vai ser minha companhia”, completa, ao afirmar que está muito satisfeita com a possibilidade de também fazer novos amigos a partir da vizinhança que já começa a se organizar.

Encontro com os 300 futuros moradores foi na tarde de segunda-feira (16), no CTG Essência da Tradição

Encontros preparam futuros moradores

Desde o início do mês os futuros condôminos participam de encontros preparatórios, que consistem em um conjunto de ações capacitantes, educativas e informativas. Todos passaram por um rígido processo de seleção regido pelo edital 05/2019 e já integravam o Cadastro Social de Interesse Habitacional do Município de Novo Hamburgo (CSIH).

E assim como dona Noemi, a aposentada Maria Fátima de Paiva, 62 anos, comemora a conquista e elogia o processo de seleção para os beneficiários. “Todo mundo tem sido muito atencioso comigo, explicam tudo, tiram as dúvidas e nos tratam muito bem”, afirma dona Fátima, a grande sortuda por estar à frente dos dois sorteios: tanto o desta segunda-feira, quanto o primeiro, que definiu os beneficiários.

O reconhecimento ao trabalho da Seduh também vem de Cláudio Cardoso Ramos, 50, que aguarda há 30 anos para receber as chaves da casa própria. “Em todas as administrações eu tentava uma oportunidade de expor minha necessidade e a minha realidade, sempre foi difícil. Mas o dia de hoje é prova de que nunca podemos perder a fé”, afirma Ramos, que vai morar com a esposa e o filho de 9 anos no Salgado Filho.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados