Connect with us

CAMPO BOM

Beto Santos se reúne com secretário adjunto da Segurança Pública

Na manhã desta segunda-feira, 12, o prefeito em exercício de Campo Bom, Beto Santos, esteve em Porto Alegre em reunião com o secretário adjunto da Segurança Pública do Estado, cel. Marcelo Gomes Frota. Santos esteve acompanhado do procurador jurídico Fauston Saraiva e de prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS). Estiveram em pauta no encontro a reivindicação de maior efetivo policial para os municípios do Vale, o cercamento eletrônico da região por câmeras, entre outros assuntos relacionados a segurança.

Beto, assim como os demais chefes de Executivos municipais, argumentou que seria necessário um maior efetivo para alcançar de forma plena a resolução dos problemas da comunidade. “Como o prefeito Luciano Orsi sempre tem batalhado junto ao Governo do Estado, gostaríamos que parte do efetivo dos cerca de 2 mil novos policiais militares recém formados viessem a reforçar os quadros em nossa região, em especial em Campo Bom. Sabemos o excelente trabalho que a BM tem desenvolvido em nossa cidade. Entretanto, sabemos que é necessário um aumento de efetivo para amenizar a defasagem de pessoal que a corporação enfrenta”, definiu Beto na reunião.

Questionamento sobre Policiamento Comunitário

Fauston questionou ainda sobre a demora por parte do Estado em renovar o convênio do Policiamento Comunitário de Campo Bom, que possui cinco núcleos. O procurador reforçou o interesse de Orsi e da Administração Municipal em manter esse programa que traz mais segurança a comunidade, criando um verdadeiro cinturão de proteção na cidade e aproximando as forças de segurança da comunidade.

Segundo a SSP, a renovação, que está pendente, depende de uma definição da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que está apresentando um novo modelo de formatação do programa para todos municípios do Estado que, após passarem por essa readequação, poderão dar seguimento ao programa em suas cidades.

Reforço do efetivo

O secretário adjunto garantiu aos prefeitos que a região será contemplada com reforço de efetivo, mas que a distribuição foi elaborada a partir de critérios estratégicos, adotados para otimizar o aproveitamento do reforço, que serão publicizados pelo governador Eduardo Leite em breve. Segundo Frota, essa distribuição foi elaborada levando em conta uma metodologia científica, para que 18 municípios dos Estados que concentram cerca de 80% dos índices de criminalidade do RS recebam um maior efetivo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados