CAMPO BOM
Biblioteca Pública Municipal tem cerca de 30 mil livros à disposição dos leitores campo-bonenses
Um vasto universo de histórias que tem sido pouco explorado pelos campo-bonenses, assim podemos definir a Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Nicolau Orth, em Campo Bom. Afinal, são aproximadamente 30 mil livros à disposição dos leitores, sendo que, em 2022, foram registradas apenas cerca de 4,5 mil retiradas, dado que mostra que o espaço pode ser mais frequentado pela população da cidade, quase 70 mil pessoas.
A diretora da biblioteca, Cheila Cristiane Santos, destaca que há um número significativo de leitores regulares, mas que visto a diversidade de títulos, a população campo-bonense poderia, sim, utilizar muito mais o espaço. Há, entre os livros, desde clássicos da literatura até um acervo com audiobooks e mais de 500 títulos em braile.
Os mais procurados, segundo a professora Juliana Oliveira de Oliveira, há sete anos trabalhando na biblioteca, são os romances da literatura norte-americana, especialmente os infantojuvenis, como Harry Potter. Ela aponta também os leitores espíritas, mas reitera que o principal público, hoje, ainda é o público jovem, além de crianças que utilizam o espaço acompanhados dos pais.
Anderson Davi dos Santos, 9 anos, aluno da Emef Santos Dumont, é um dos pequenos leitores da Biblioteca Municipal. “Nas férias, eu não conseguia pegar livros na escola e nem comprar, então pegava lá na biblioteca”, observa. Ele diz que os livros preferidos são os do escritor norte-americano Rick Riordan, inclusive é obra do autor a leitura atual, As provações de Apolo: O oráculo oculto. Perguntado se é a maior biblioteca que já viu, ele responde de forma enfática que sim. “Acho que todos devem ir à biblioteca, porque quando você lê um livro, você conhece outros lugares do mundo”, finaliza.
Quero retirar um livro, o que devo fazer?
O atendimento da Biblioteca Municipal, localizada no Complexo Cultural Cei (Av. dos Estados, 1.080), é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, e no sábado, das 8h às 12h. Para retirar um livro, basta fazer o cartão do leitor, presencialmente, mediante apresentação do documento de identidade, comprovante de residência e pagamento da taxa de emissão do cartão, R$ 6. Para mais informações, o telefone da biblioteca é o (51) 3597-0423.
A biblioteca também conta com um amplo acervo de jornais locais antigos, como do extinto O Fato, alguns exemplares que datam da década de 1970, e do A Gazeta, todos para consulta no local. Os livros da biblioteca são adquiridos em sua maioria pela Prefeitura, mas o espaço também aceita doações de títulos que possam enriquecer ainda mais o acervo público.