Connect with us

CULTURA

Bodas de Sangue, de Federico García Lorca, ganha adaptação teatral

Baseada em fatos reais ocorridos no início do século XX, adaptação de uma das mais importantes obras do poeta espanhol ganha apresentação única em Novo Hamburgo

Foto: Guz Schneider

Os obstáculos e o encontro fatal entre dois homens que desejam a mesma mulher. Um triângulo amoroso que termina em tragédia e culmina num infanticídio. Conflitos entre os sentimentos de amor e ódio são os temas centrais de Bodas de Sangue, adaptação teatral de uma das mais importantes obras do dramaturgo e poeta espanhol, Federico García Lorca, e que será apresentada no dia 16 de junho, às 19h30 no espaço cultural Casa das Artes (Rua Primeiro de Março, 59 – Novo Hamburgo).

Com direção do argentino Fabian Abud, o espetáculo conta com a atuação de 16 artistas da Entretextos Cia de Teatro, que vão desde os 12 até os 70 anos de idade. “Quando percebi a possibilidade de fazer um espetáculo Bodas de Sangue diferente de tudo que havia sido montado, encarei um grande desafio, como diretor. A contribuição de todo o elenco resulta em uma história intrigante e apaixonante, pois quando enxergar uma noiva e sentir algo estranho no peito, cuidado. Pode ser como um espinho que dure para sempre”.

A peça Bodas de Sangue foi escrita por García Lorca no início do século XX e conta a história de uma noiva que foge no dia do seu casamento no interior de uma cidade pequena, onde um vizinho ficava a quatro horas de distância do outro. No dia das bodas, reaparece seu ex-namorado, o que desencadeia em uma série de fugas e perseguições pelo deserto espanhol. Baseada em fatos reais ocorridos em Almería (Andaluzia – Espanha) em 1928, o enredo foi inspirado em um crime. Montes Cañada foi assassinado em circunstâncias misteriosas, quando fugia com sua prima no dia do seu casamento. Alguns dias depois descobriram que o irmão do noivo foi o assassino. A história criada por Lorca começa quando o noivo decide pedir sua noiva em casamento.

Em 2017, a adaptação estreou em Novo Hamburgo, no Teatro Paranoia, com três apresentações. Depois passou por Sapiranga, no Centro Municipal Lúcio Fleck e encerou a temporada no teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Alessandra Finotti, Amanda Farias, Antonio Borges, Assis Eugênio Dahmer, Bruno Silva, Cinthia Flôres, Circe de Aguiar, Fátima Louzada, Fernando Rodembuch, Filipe Finotti, Janaína Schenkel, Jordana Eltz, Leila Oliveira, Marina Mugnol, Max Muller, Meg Yllana, Pedro Gamarra, Rita Oliveira e Sianna Schirach.

Iluminação: José Renato Lopes

Figurino: Criação Coletiva Entretextos – Antonio Borges e Andréa Mendonça

Locutor: Cesar Alexandre

Trilha sonora: Argen Conposiciones Musicales Argentina

Direção: Fabian Abud

Duração: 70 minutos

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo

CIA ENTRETEXTOS

Criada em 2016 na cidade de Novo Hamburgo, surgiu com a ideia do ator e diretor argentino, Fabian Abud, de colocar no palco de Novo Hamburgo e arredores, o espetáculo espanhol “Bodas de Sangue”. A Cia Entretextos está com outras duas produções em andamento, “A Ilha”, com adaptação e direção de Fabian Abud e “Evita, por amor a um povo”, escrita pelo diretor da Cia.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados