CORONAVÍRUS
Busão da Vacina está nos bairros Primavera e Centro nesta quarta-feira
A Unidade Móvel de Vacinação, o Busão da Vacina, estará nesta quarta-feira (27/10), das 10h às 16h, no bairro Primavera, estacionado na Rua Osvaldo Cruz – 585, em frente ao Salão Paroquial São José. Também entre as 10h e 16h, uma equipe vacinará em uma Van da Secretaria de Saúde, que estacionará junto à Praça 20 de Setembro, localizada na Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, em frente ao Banco do Brasil.
Nos dois locais serão aplicadas, exclusivamente com o imunizante da Pfizer, a primeira, segunda e terceiras doses aos públicos abaixo.
Quem pode se vacinar nos dois locais
A primeira dose será aplicada em adolescentes de 12 anos ou mais, que devem estar acompanhados pelos responsáveis, apresentar documento com foto ou certidão de nascimento. Já as pessoas de 18 anos ou mais devem apresentar documento com foto.
Já a segunda dose será para quem tomou a primeira dose até o dia 1º de setembro ou antes do imunizante da Pfizer. É necessário apresentar para completar o esquema vacinal comprovante da primeira dose e documento com foto.
A terceira dose (dose de reforço) para pessoas com 60 anos ou mais que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até o dia 27 de abril ou antes. Também para pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante há 28 dias. Os idosos devem apresentar a seguinte documentação: comprovante da segunda dose e documento com foto. Já as pessoas com imunossupressão devem apresentar laudo médico, além de comprovante da segunda dose e documento com foto. No quadro abaixo estão as situações que contemplam o público de imunossuprimidos.
Imunossupressão
São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão nas seguintes condições:
– Imunodeficiência primária grave.
– Quimioterapia para câncer.
– Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
– Pessoas vivendo com HIV/Aids.
– Uso de corticóides em doses de 20 mg/dia de prednisona ou mais, ou equivalente, por 14 dias ou mais.
– Pacientes em hemodiálise.
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto-inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias), em uso das seguintes drogas modificadoras da resposta imune: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe, ustekinumabe), Inibidores da JAK (tofacitinibe, baracitinibe e upadacitinibe).
Dose de reforço para profissionais da saúde
Também poderão receber a terceira dose nos dois locais todos os profissionais da saúde que receberam a segunda dose até o dia 27 de abril ou antes de qualquer imunizante e que trabalhem em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, em hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias, entre outros. Dentre eles, também estão trabalhadores de apoio a estes locais de saúde, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros, auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores, entre outros. Ainda poderão receber a dose de reforço os estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde desde que estejam em atividade de exposição ao coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades acadêmicas.
Para receber a dose de reforço os profissionais da saúde devem apresentar documento de identificação, comprovante da segunda dose e comprovante que trabalham em Novo Hamburgo.