Connect with us

NOVO HAMBURGO

Câmara comemora os 55 anos da Fundação Liberato

Um das mais renomadas escolas técnicas do país, a Fundação Liberato completou 55 anos de sua criação no último dia 12. Instalada no bairro Primavera, a instituição pública estadual construiu-se como referência na educação profissional e no estímulo ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Para celebrar a história de ensino e formação da entidade, a Câmara de Novo Hamburgo dedicou parte da sessão plenária desta quarta-feira, 20, para um momento de homenagem. A comemoração foi proposta pela vereadora Tita (PSDB).

Muito nos honra ter esta instituição em Novo Hamburgo. São 55 anos formando alunos completos, técnicos de alta qualidade para o mercado de trabalho. A Liberato forma cidadãos para o mundo, não só aqui no Brasil. A fundação é conhecida além fronteiras pela capacitação de seus educandos. Sempre conheci a escola e mantive um diálogo muito próximo com a direção e funcionários, por ela estar em meu bairro, o Primavera. Há 15 anos recebi um convite para conhecer a Liberato de uma forma mais detalhada, o que só fez com que aumentasse a minha admiração e respeito por essa instituição. Parabenizo a Fundação Liberato e sua direção, professores, funcionários e alunos. Que siga sendo sucesso, elevando o nome da cidade de Novo Hamburgo para o mundo, como referência de instituição pública de excelência na educação profissional”, destacou a proponente da homenagem, a vereadora Tita.

Fundação Liberato

A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha foi criada no dia 12 de abril de 1967. A instituição iniciou suas atividades com o curso técnico de Química. Com o passar dos anos, outras especialidades foram agregadas. Hoje, já são oito currículos diferentes, tanto para alunos egressos do ensino fundamental quanto para jovens e adultos com ensino médio completo. Ao todo, a Liberato conta atualmente com 3,5 mil estudantes matriculados, provenientes de mais de 50 municípios gaúchos.

Além do trabalho para a educação profissional de seus alunos, a escola técnica hamburguense também é conhecida por seu incentivo ao intercâmbio científico, tecnológico e cultural. Desde 1985, a Fundação Liberato organiza a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Considerada a maior feira do gênero na América Latina e a segunda maior do mundo, a Mostratec congrega estudantes de todos os estados brasileiros e de dezenas de outros países. Em 2019, na última edição antes da pandemia, o evento reuniu nos pavilhões da Fenac mais de 750 projetos científicos.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados