NOVO HAMBURGO

Câmara de Novo Hamburgo faz homenagem aos 75 anos do Hospital Municipal

O Hospital Municipal de Novo Hamburgo completou 75 anos de sua inauguração no dia 1º de novembro. Para celebrar a data, a Câmara organizou uma breve homenagem na primeira parte da sessão plenária desta quarta-feira (16/11). A cerimônia foi proposta pelo vereador Raizer Ferreira (PSDB), que entregou um quadro comemorativo às mãos do diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública (FSNH), Augusto Vargas, responsável pela gestão do Hospital.

Da tribuna, Raizer enalteceu os esforços dos profissionais de saúde para garantir atendimento ao maior número possível de pessoas durante a pandemia e contou um pouco da história do Hospital. “Após a primeira eleição municipal, em 1927, vários encontros foram realizados para a fundação de uma sociedade beneficente que atendesse gratuitamente a população carente. Assim nascia o projeto do primeiro hospital da cidade, que desde sua emancipação já considerava a saúde pública como meta prioritária de qualquer governo. Hoje, nos reunimos aqui para comemorar os 75 anos de uma casa de saúde que nunca fecha as portas e agradecer a dedicação e o trabalho de todos. Não podemos perder a oportunidade de valorizar os funcionários que lá trabalham e deixaram sua contribuição”, frisou o vereador.

 

A história do Hospital

Inaugurado no dia 1º de novembro de 1947 com o nome de Hospital Operário Darcy Vargas – em homenagem à esposa do ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas –, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo passou por inúmeras mudanças ao longo dos anos. Atualmente sob a gestão da FSNH, tem seu foco voltado ao atendimento de urgência e emergência, oferecendo plantão ininterrupto nas especialidades de traumatologia, clínica geral, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, vascular e neurocirurgia, anestesiologia, neonatologia e tratamento intensivo. A casa de saúde disponibiliza 188 leitos e soma quase 11 mil internações e mais de 5 mil procedimentos cirúrgicos por ano.

O Hospital é também referência regional para atendimentos de alta complexidade em cardiologia, partos de alto risco, acidente vascular cerebral (AVC) e pacientes regulados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

Referência regional

Secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel explicou que mais da metade dos 2,4 mil funcionários da FSNH trabalham dentro do Hospital Municipal. “Ele é, sem sombra de dúvidas, a instituição mais significativa na região, com mais complexidade e resolutividade. É um estabelecimento que opera milagres, com uma estrutura enxuta, mas com um nível de excelência no atendimento. É um hospital de 75 anos que nunca parou para ser reformado. Todas as obras ocorreram com os serviços em pleno funcionamento. Mas temos uma obra enorme em andamento que mudará nosso patamar”, pontuou o gestor.

Diretor-presidente da Fundação de Saúde, o médico Augusto Vargas agradeceu a homenagem e enalteceu os profissionais de diferentes áreas que se dedicam para ajudar no salvamento de vidas. “Fica nossa gratidão a vocês, vereadores, por olharem com ternura e carinho para o Hospital, que está 24 horas por dia de portas abertas com a ideia de receber quem precisa e entregar o paciente de volta para casa”, resumiu Vargas, que comentou sobre a magnitude do serviço prestado. “Hoje, são 21 especialidades. O Hospital ficou pequeno para o seu tamanho. Não cabe mais em seu espaço físico. O volume de atendimento é gigantesco e não para um minuto”, acrescentou.

Sair da versão mobile