NOVO HAMBURGO
Câmara de Vereadores votará projeto de lei de distribuição de absorventes
O presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira (PSDB), apresentou projeto de lei que institui o programa de distribuição de absorventes higiênicos para estudantes de baixa renda da rede municipal de educação. Para ter direito ao absorvente, a coordenadora pedagógica de cada escola mediará a avaliação da situação socioeconômica de cada aluna.
“Muitas estudantes acabam faltando às aulas durante o período menstrual porque não têm condições financeira para comprar absorventes”, explica o parlamentar em sua justificativa. Segundo uma pesquisa realizada pela marca de absorventes Sempre Livre (2018), 26% das adolescentes brasileiras entre 15 e 17 anos não têm acesso ao produto de higiene. Por consequência, as faltas durante o período menstrual podem totalizar 45 dias letivos ao longo do ano.
O projeto entrará em votação na próxima segunda (07/06), durante a Sessão Ordinária, com início às 18h. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara, canal 16 da claro/Net, e pelo Youtube da TV da emissora.