CULTURA

Câmara premia profissionais da cultura de Novo Hamburgo

Nesta terça-feira (10/10), a Câmara Municipal de Novo Hamburgo realizou uma sessão solene, conforme o Requerimento n° 1041/2023 da Mesa da Câmara Municipal, para a entrega da primeira edição do Prêmio Cultural Ernesto Frederico Scheffel. Durante o evento, que contou com um Plenário cheio em um momento de confraternização, oito troféus foram concedidos a indivíduos com notável contribuição cultural, artística e literária na cidade.

Conforme oProjeto de Decreto Legislativo nº 7/2022cada vereador pode indicar anualmente um agraciado, personalidades que, no desenvolvimento das atividades culturais, artísticas e literárias, tenham revelado criatividade, seriedade e comprometimento com a preservação dos valores culturais do município hamburguense, a exemplo do artista plástico Ernesto Frederico Scheffel, um artista de muitos talentos, que foi um grande pintor, restaurador, músico e compositor brasileiro com reconhecimento internacional.

Indicados em 2023: Graziela Pires da Silva (Enio Brizola); Guilherme Henz (Raizer Ferreira);  Ilmo Saueressig (Gerson Peteffi); Issur Israel Koch (Cristiano Coller); Katy Leal (Semilda – Tita)Laura Callegaro de Oliveira (Felipe Kuhn Braun); Luis Fernando Rodembuch (Inspetor Luz); e Tayla Camara (Gustavo Finck).

Representando o presidente da Casa, Fernando Lourenço (PDT), a vereadora Semilda-Tita (PSDB), primeira-secretária da Mesa Diretora, realizou a abertura oficial da solenidade. “Que alegria termos uma sessão solene para falarmos de cultura e para celebrarmos os artistas de nossa cidade”, destacou Tita.

Autor do projeto de decreto legislativo que criou o Prêmio Cultural Ernesto Frederico Scheffel, Raizer Ferreira (PSDB) reforçou a importância de celebrar a cultura em Novo Hamburgo. “Este prêmio leva o nome de um homem memorável, um artista polivalente, que brilhou como pintor, restaurador, músico, compositor, cujo talento transcendeu fronteiras, recebendo reconhecimento internacional, tendo sua trajetória artística forjada nas ruas do bairro Hamburgo Velho. Ele personifica a riqueza cultural que nossa cidade abriga e hoje ressaltamos a memória desse grande artista”, relatou o parlamentar, que presidiu a cerimônia.

O curador da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, Angelo Reinheimer destacou a importância do incentivo familiar na formação de artistas. “Um artista não surge sozinho, ele precisa do apoio de sua família, do seu meio, da sua cidade. E a minha presença aqui é acompanhada de uma imensa alegria. Tenham a certeza que esse afeto, esse reconhecimento cristalizado nessa premiação, é muito importante para a vida de todos aqui”, frisou Reinheimer.

Sair da versão mobile