CAMPO BOM

Campo Bom é destaque no Índice Municipal da Educação

Município é o segundo melhor da Região no geral e também é o segundo melhor do Estado entre as cidades com 50 a 100 mil habitantes

Com o segundo melhor índice na Região e também o segundo melhor entre os municípios com 50 a 100 mil habitantes, mais uma vez, Campo Bom é destaque na Educação. Os dados são do Índice Municipal da Educação (IMERS), divulgados no início do mês de setembro pelo Governo do Estado. Campo Bom obteve 65,82 pontos, enquanto a média dos 497 municípios ficou em 57,19. Os dados consideram todos os anos do Ensino Fundamental. Considerando apenas os anos iniciais, a educação de Campo Bom é a melhor da região. Também vale ressaltar que a pontuação de Campo Bom foi superior ao melhor colocado entre os 20 municípios mais populosos do RS.

“O resultado é extremamente positivo para a educação de Campo Bom, considerando que as avaliações ocorreram em 2022, momento pós-pandêmico, de recomposição e recuperação da aprendizagem”, destaca o prefeito Luciano Orsi. Já a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, ressalta que os dados do IMERS comprovam que todo o trabalho realizado pelos profissionais das escolas da rede municipal de ensino é de excelência. “Isso demonstra comprometimento e reponsabilidade com a aprendizagem efetiva dos estudantes. É resultado de um trabalho de equipe, contemplando profissionais, secretaria e comunidade escolar. Motivo de orgulho para todos”, comemora a secretária.

Simone Schneider considera como determinante a realização das avaliações diagnósticas com todos os alunos, do 2º ao 9º ano, cuja prova é elaborada por uma comissão de professores da rede municipal. Além disso, ações pontuais realizadas com alunos que apresentam maior dificuldade, como também reforço escolar. Acrescido a isso, o setor pedagógico da SMEC dá suporte in loco, assessorando coordenadores das escolas e professores.

A secretária ressalta, ainda, que as perspectivas da SMEC, não são perspectivas, são ações permanentes com avaliações diagnósticas, cujo resultado norteia o planejamento dos professores, focando na aprendizagem efetiva dos estudantes. A retomada do projeto AlfabetizAÇÃO, reforço em Português e Matemática, também têm o mesmo foco. “Estamos em um ano com avaliações externas do SAERS e do SAEB, em outubro e novembro. Logo, o trabalho da equipe é contínuo”, finaliza a titular da SMEC.

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