CAMPO BOM
Campo Bom lança guia multilíngue para matrículas de alunos estrangeiros
Objetivo é facilitar a comunicação com o crescente número de imigrantes e refugiados na região
Com o lançamento, nesta sexta-feira (04/08), de um guia de orientação multilíngue para matrículas de alunos estrangeiros, mais um passo foi dado a fim de criar um ambiente escolar cada vez mais inclusivo na educação pública de Campo Bom.
A iniciativa tem parceria da Unisinos e Campo Bom é o primeiro município da região a implementar o guia. O prefeito Luciano Orsi observa que o objetivo é facilitar a comunicação com os imigrantes e refugiados que vêm morar aqui e procuram a rede municipal para matricular seus filhos.
O documento, com orientações básicas à vida escolar e questões de cidadania, é escrito em cinco idiomas: português, espanhol, inglês, francês e crioulo haitiano. Hoje, a rede municipal conta com 34 alunos estrangeiros, 15 na Educação Infantil e 19 no Ensino Fundamental. Eles são de origem dos seguintes países: Angola, Argentina, Cuba, Haiti, República Dominicana e Venezuela.
O lançamento ocorreu no auditório da Emef Cei, com a participação de diretores e secretários de todas as escolas municipais. A secretária de Educação, Simone Schneider, destacou a experiência que teve fora do país, na China, vivendo num lugar com idioma totalmente diferente, por isso sempre foi sensível ao projeto.
O professor Rodrigo Manoel Dias da Silva, da Unisinos, autor do estudo “Mapeamento de experiências pedagógicas e socioculturais de estudantes imigrantes e refugiados em escolas públicas da 2ª Coordenadoria Regional de Educação/RS”, um dos responsáveis pela criação do guia, foi quem apresentou o documento aos presentes.