Connect with us

CAMPO BOM

CAMPO BOM Professores recebem qualificação sobre alfabetização

 

 

 

Na semana passada foram oportunizadas para professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino de Campo Bom capacitações. A ação promovida pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec) promoveu a retomada e o fortalecimento do conhecimento em relação à aquisição da leitura e da escrita. A qualificação, que aconteceu nas tarde de segunda a quarta-feira, no auditório da Smec, foi efetuada pela professora Carmen Ferreira, da Universidade Federal de Pelotas, que promoveu uma reflexão sobre a prática diária do educador para cerca de 50 pessoas, entre professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3 º ano.

O foco das capacitações foram os quatro eixos essenciais que percorrem o processo de alfabetização, a oralidade, a leitura, a escrita e a análise linguística, a partir de um trabalho contextualizado, dinâmico e significativo. Segundo a titular da Smec, Simone Schneider, o objetivo é dar condições para as crianças se tornarem leitoras e produzirem textos, fazendo valer a função social da escrita.

“É evidente a importância de se definir o objeto de ensino, tornando as práticas de leitura e escrita uma referência no trabalho pedagógico. O trabalho interdisciplinar é fundamental na proposta pedagógica do professor, priorizando todas as áreas do conhecimento, através de uma ação didática significativa, voltada à pesquisa, às relações humanas e ao conhecimento prévio/científico”, define Simone.

A secretária ressalta ainda que o desafio do professor alfabetizador é promover um trabalho contemplando as diferentes áreas do conhecimento, tendo como foco o letramento e favorecendo o sistema de escrita alfabética com propostas pedagógicas que sejam coerentes com as especificidades dessa faixa etária, que contempla o 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental.

“Cabe ressaltar que o artístico e o lúdico, na faixa etária dos seis aos oito anos, é de fundamental importância no desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras. Para tanto, organizar o planejamento do dia a dia da sala de aula consiste em um procedimento de ensino, contemplando as habilidades do pensamento e conteúdos específicos, focando numa metodologia que promova uma aprendizagem significativa, tornando mais eficiente o processo de alfabetização dos nossos alunos. Enfim, desenvolver um trabalho pedagógico, considerando a interdisciplinariedade, deve ser o foco do professor, sendo ele um mediador do processo de ensino e de aprendizagem”, afirma.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados