CAMPO BOM
Campo Bom registra temperatura mais elevada do estado e sensação térmica de 45,8 °C nesta sexta-feira
A estação meteorológica de Campo Bom registrou nesta sexta-feira (15/12) a temperatura mais elevada do estado. De acordo com meteorologista Nilson Pedro Wolff, encarregado da estação campo-bonense, a máxima registrada no município foi de 39 °C às 14h. Em alguns momentos, a sensação térmica chegou a atingir 45,8 ºC.
A MetSul Meteorologia emitiu alerta de que este final de semana será marcado por um calor “opressivo” e marcas excepcionalmente altas com potencial de quebrarem recordes climáticos e históricos em algumas cidades.
De acordo com o órgão, o calor desta sexta, sábado e domingo no estado gaúcho foge ao normal da climatologia histórica mesmo do período de verão, prevendo-se temperaturas extraordinariamente elevadas em quase todo o território.
Neste sábado (16/12), o calor persiste e o dia será escaldante em quase todo o território gaúcho, com máximas entre 35 °C e 40°C, com algumas cidades, incluindo Campo Bom, podendo registrar máximas de até 42 °C.
No entanto, a MetSul aponta que o pior do calor será no domingo (17/12), que a previsão aponta como um dia de calor histórico com máximas incrivelmente altas, perto ou acima de 40 °C na grande maioria das cidades gaúchas. O calor será tão intensa que até cidades da Serra Gaúcha devem registrar máximas na casa dos 40 °C. Em alguns locais, podem ser registrados até 44 °C.
A temperatura diminui apenas na segunda-feira (18/12), quando chuvas e tempestades devem gradativamente resfriar a temperatura, com a instabilidade crescendo à medida que uma frente fria se aproxima.
Foto: Nilson Pedro Wolff