CAMPO BOM
Campo Bom zera filas de ecografias mamárias e mamografias no Outubro Rosa
Mais de 4,7 mil exames, importantíssimos para o acompanhamento da saúde da mulher, já foram realizados na rede pública do município em 2023
Não havia data mais significativa para Campo Bom zerar as filas de espera para ecografias mamárias e mamografias na rede pública. A marca foi alcançada durante o Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, mostrando mais uma vez o compromisso da Administração Municipal com a saúde da mulher campo-bonense.
De acordo com o prefeito Luciano Orsi, quando se fala de saúde pública, os exames não são encarados como despesas, mas sim como investimentos, pois o diagnóstico precoce do câncer de mama é o melhor remédio, é o que ajuda a salvar vidas, por isso a Prefeitura investiu tanto para tornar possível zerar as filas.
Até o dia 27 de outubro, 3.319 mamografias haviam sido realizadas no município em 2023, 300 apenas em outubro. O número de ecografias mamárias chegou a 1.469 no dia 26, mais de 200 neste mês, esforço que garantiu a realização dos exames de todas as mulheres que estavam na fila de espera e atenderam ao chamado do Centro Materno Infantil (CMI). Quem ainda aguarda exame, deve ir até o CMI para atualizar o cadastro, já que foram esgotados todos os meios de contato registrados.
É importante destacar que os exames são complementares, sendo a eco indicada para o acompanhamento da saúde da mulher e a mamografia para o rastreamento do câncer de mama a partir dos 40 anos. O fluxo de encaminhamento dos exames começa na unidade de saúde, quando a paciente é encaminhada para o Centro Materno. Os exames são realizados no Hospital Lauro Reus ou em clínicas contratadas pela Prefeitura.