Connect with us

CULTURA

Carnaval, samba e cultura negra marcam os 98 anos de Novo Hamburgo

Desfile da Protegidos e Festival Aquilombados fizeram parte das comemorações

A celebração pelos 98 anos de Novo Hamburgo teve, neste sábado (05/04), um toque especial de samba, arte e valorização da cultura negra. A Escola de Samba Protegidos realizou um desfile no bairro Rondônia, enquanto o Festival Aquilombados tomou conta da quadra da Sociedade Cruzeiro do Sul, no bairro Primavera, reunindo música, gastronomia, artesanato e expressões culturais ao longo de todo o dia.

A Protegidos levou para a rua parte do desfile que garantiu o vice-campeonato na série prata do Carnaval de Porto Alegre. Com o enredo “Protegidos Toda Zen: Budismo, o Caminho para a Iluminação”, a escola desfilou de um ponto da Rua Dr. Karl Wilhelm Schinke até a Rua Germano Fehse, onde fica localizada sua sede, mobilizando a comunidade local.

O evento contou com a presença do chefe de gabinete do prefeito, Gustavo Finck, Fabrício Oliveira, e do secretário municipal de Cultura, Ângelo Reinheimer.

A presidente da agremiação, Lana Flores, agradeceu a presença das autoridades. Após o desfile, uma animada roda de samba na quadra da escola garantiu a continuidade da festa.

Festival Aquilombados exalta cultura e ancestralidade

Já a quadra da Sociedade Cruzeiro do Sul foi palco do Festival Aquilombados, que celebrou a riqueza da cultura negra com entrada solidária – um quilo de alimento não perecível.

Desde o fim da manhã, o evento recebeu o público com uma programação diversa, incluindo feijoada, feira de artesanato e apresentações de artistas locais com forte ligação à cultura afro-brasileira.

A bateria da escola de samba foi uma das atrações, ao lado de nomes como o grupo 50 Tons de Preta e a Banda Saldanha, que animaram o público durante toda a tarde e noite.

O festival contou com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Edital 06/2024 – PNAB.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados