EDUCAÇÃO
Case de Novo Hamburgo forma 30 jovens em cursos de Beleza e de Gastronomia
Solenidade ocorreu na tarde da quinta-feira, 6, e marca uma nova etapa na vida dos alunos atendidos
Uma nova oportunidade de vida. Na tarde desta quinta-feira, 6,o Projeto de Formação Laboral do Centro de Atendimento Sócio-Educativo de Novo Hamburgo (Case), promovido pela Prefeitura,formou 30 jovens nas áreas da beleza e gastronomia. Os adolescentes foram divididos em três cursos com dezparticipantes cada: Técnicas de Cortes de Cabelo e Barbearia, Garçom e Padaria e Confeitaria. As aulas ocorreram no período de outubro de 2019 ajaneiro de 2020. A solenidade teve a presença de autoridades, como secretários municipais de Segurança, Roberto Jungthon, do Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, e de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Raizer Ferreira, a prefeita Fátima Daudt, do presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, Farelo Almeida, a diretora do Case de Novo Hamburgo, Elisete Moretto, a vice-presidente da Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (Asbem), Ana Conti,e representantes de entidades apoiadoras.
A formatura é um recomeço de vida para 30 adolescentes que, com a conclusão dos cursos, têm oportunidade de se inserir no mercado de trabalho. Um dos formandos, de 20 anos, destaca a importância do aprendizado naoficina para o seu futuro. Ele já havia realizado o curso de Padaria e Confeitaria anteriormente e, agora, concluiu o curso de Garçom. “Gostei muito dos dois e quero levar isso para frente. Acho que isso vai ser para minha vida agora. Eu só pensava em fazer coisas erradas e isso me mostrou que ainda existem pessoas que acreditam em nós e que podemos mudar”, disse.
A prefeita Fátima Daudt destacou o quanto o diploma pode fazer a diferença na vida dosjovens. “Trabalhamos muito na Prefeitura para buscar esses recursos porque vocês merecem. Vocês são jovens muito bonitos e com uma bela vida pela frente”, ressaltou.
O Case atende adolescentes com idade entre 12 e 21 anos e é um dos núcleos da Fundação de Atendimento Sócio – Educativo do Rio Grande do Sul (Fase). Junto com a Asbemtem,como um de seus princípios, a reinserção de jovens infratores à sociedade.
Foto: Lu Freitas/PMNH