Connect with us

NOVO HAMBURGO

Centro de Atenção Urbana a Dependência Química realiza festa de Natal para acolhidos e familiares

O sábado (16/12) foi especial para os 30 acolhidos do Centro de Atenção Urbana a Dependência Química (Caudeq) e seus familiares, em Novo Hamburgo. Para comemorar o Natal, a equipe do Caudeq preparou uma programação especial no final de semana, que levou alegria e felicidade aos acolhidos, visitantes e familiares.

Os acolhidos na comunidade terapêutica também participaram extensamente da programação. Pela manhã, no sábado, eles realizaram uma apresentação musical às famílias que vieram os visitar. Já à noite, foi realizada uma série de apresentações teatrais, além da confraternização e ceia com a participação de colaboradores e amigos do Caudeq. A decoração da festa, incluindo a confecção de um presépio em tamanho real, contou com grande ajuda dos acolhidos do local, que buscam uma vida livre de vícios e compulsões.

Decoração foi preparada pelos próprios acolhidos

O Caudeq

O Centro de Atenção Urbana a Dependência Química de Novo Hamburgo é uma comunidade terapêutica especializada na recuperação de dependentes químicos, com um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que buscam se livrar da compulsão. Com mais de 14 anos de história, a Instituição se localiza na Rua Vidal de Negreiros, 271, no bairro Operário, em Novo Hamburgo. Os Acolhidos do local são pessoas que voluntariamente decidiram enfrentar seus vícios e compulsões.

De acordo com a diretora do Caudeq, Rosangela Scurssel, a Instituição conta com uma equipe multiprofissional e altamente qualificada, composta por Psiquiatra, Psicólogos, Terapeutas, Assistente Social, Agrônomo, Professora de teatro, Instrutora de Biodança, Farmacêutico e monitores, além da equipe administrativa, totalizando 23 colaboradores. A Instituição possui convênio com a Saúde Mental de NH e Três Coroas através dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ponto de partida para quem deseja realizar o tratamento. Tem convênio Federal que permite acolher pacientes de todo Brasil. O Programa Terapêutico oferecido pelo CAUDEQ tem duração de nove meses, com possibilidade de prorrogação de mais um trimestre.

Além disso, Rosangela ressalta que o Caudeq oferece tratamento personalizado e abrangente, que leva em consideração as necessidades individuais do Acolhido. “Cada um tem um programa terapêutico específico porque cada pessoa funciona diferente. Então, a cada 15 dias, em reunião  de equipe estudamos cada caso e se for necessário, esse Programa Terapêutico Individual é modificado e passado para o Acolhido para que possa participar destas alterações e sinta-se protagonista de sua recuperação.

A diretora também coloca que no Caudq não são trabalhados somente os sintomas, mas também as causas que os levaram a usar drogas.  O atendimento também se estende às famílias dos acolhidos, com tratamento em grupo e individual, se necessário.

O Caudeq também possui uma parceria com a Agência Municipal de Empregos (AME-NH), através do COMEN NH, que é o Conselho Municipal de Assuntos Sobre Drogas, que oportuniza muitas vezes um novo começo profissional para os acolhidos, através da unidade de reinserção da comunidade terapêutica, localizada em frente ao Caudeq. “Essas pessoas que estão mais avançadas, que a equipe avalia que eles podem ter um pouco mais de autonomia, passam para essa casa e daí eles já começam a construir o currículo deles, com o Serviço Social” da instituição ressalta Rosângela. Eles têm a oportunidade de iniciar um trabalho formal, indo e retornando para o Caudeq e dando assim sequência ao seu tratamento, concomitantemente. Também é oportunizado aos acolhidos cursos profissionalizantes para melhorar a qualificação e o currículo, sempre em diálogo com a equipe multidisciplinar da instituição e é claro, com o Acolhido.

A Instituição também conta com o Projeto Portas Abertas, voltados aos antigos participantes do tratamento, hoje livres das drogas, que oportuniza que eles continuem participando das oficinas e atividades do Caudeq. “Depois que eles saem daqui, têm também a oportunidade de estar participando de qualquer atividade que a casa oferece.  Então, eles podem continuar participando do grupo”, explica a Psicóloga e Diretora Rosangela.

Maiores informações sobre o Caudeq podem ser obtidas através do número (51) 3581-2224, do email caudeq@gmail.com, e das redes sociais do Caudeq no Instagram (@ctcaudeq) e Facebook.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados