CAMPO BOM
Chá Cultural celebrou Dia Estadual do Patrimônio Cultural
Campo Bom comemorou no sábado, 17 de agosto, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Para celebrar a nova data comemorativa estadual, foi realizado um chá cultural na antiga estação férrea, hoje Centro Cultural Dr. Liberato. Estiveram presentes representantes dos Conselhos Municipais de Política Cultural, de Patrimônio Histórico e Cultural, e de Turismo.
O enfoque do encontro foi o OrangeBrod (Pão de Laranja), que hoje é o único patrimônio imaterial sancionado por lei no município, sendo o exemplar da cozinha germânica considerado Patrimônio Cultural Imaterial Gastronômico de Campo Bom.
Além disso, o Centro Cultural Eintracht fez uma intervenção cultural com trajes alemães históricos e os familiares de Lecy Brusius acompanharam de perto o evento. Foi a filha Ester, inclusive, quem cozinhou o pão que os presentes puderam degustar no encontro.
Pão de Laranja
Uma deliciosa receita alemã que há décadas passa por gerações da família Blos, uma das primeiras moradoras de Campo Bom e que é considerado o símbolo gastronômico do município. O OrangeBrod, pão de laranja, está no Brasil há mais de um século, mas há cerca de 40 anos começou a fazer sucesso entre a população de Campo Bom, quando era comercializado pela doceira Lecy Brusius, filha de Oscar Blos e Yeda Fauth. O alimento é tão tradicional na cultura alemã que diversas famílias da cidade ainda mantêm o hábito de fazê-lo para relembrar as suas origens. O alimento foi instituído pela Prefeitura como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial de Campo Bom, com o objetivo de preservar as tradições trazidas pela imigração alemã e estimular a retomada de sua produção como atrativo turístico gastronômico.