NOVO HAMBURGO
Chuva causa alagamentos e transborda arroios na região
O grande volume de chuva que atinge o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (04/09) começa a causar alagamentos em cidades da região. De acordo com a Defesa Civil de Novo Hamburgo, em cerca de 30 horas já choveu cerca de 130 mm, volume próximo da média histórica para todo o mês de setembro, que é de 168 mm. Além disso, os arroios Feitoria, em Ivoti, e Gauchinho, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, já transbordaram o leito e começam a inundar as ruas.
Em Ivoti, o transbordamento atingiu o Núcleo de Casas Enxaimel, ponto turístico da cidade. De acordo com a prefeitura ivotiense, que monitora a situação, a elevação do nível da água tem sido rápida. Por precaução, todos os móveis produtos que são comercializados no local foram removidos ainda na manhã desta segunda, por precaução. Na enchente de junho, após passagem de ciclone, o local chegou a ficar 3 metros abaixo do nível da água.
Já em Novo Hamburgo, o arroio Gauchinho, localizado no bairro Santo Afonso, começa a transbordar em seu leito. Trechos das ruas Eldorado, Floresta e Planalto, na Vila Palmeira, já estão alagados. A preocupação com a possibilidade de novas enchentes fez a população do local se dirigir à casa de Bombas para verificar a situação. A prefeitura hamburguense reforçou que as bombas de drenagem vem funcionando normalmente, mas não confirmou quantas máquinas estão em funcionamento.
Além disso, a Defesa Civil hamburguense ressalta que a preocupação principal é a alta do Rio do Sinos. Em apenas 8 horas, das 6 às 14 desta segunda-feira, o nível do Sinos já subiu quase 1 metro, atingindo 5,72 metros.