CAMPO BOM
Chuva intensa, trovoadas, vento e granizo atingem cidades gaúchas
A instabilidade segue afetando as cidades do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (26/09), grande parte do estado foi atingido por fortes chuvas e trovoadas. Em muitas cidades, também pelo ruído das pedras de granizo, fenômeno que se registrou no final da madrugada e ao amanhecer principalmente em pontos do Centro do estado e da Grande Porto Alegre.
De acordo com a Metsul Meteorologia, os temporais de granizo se iniciaram pelo Centro gaúcho com ocorrências na região de Santa Maria e no Centro-Serra, como em Sobradinho. À medida que as fortes áreas de instabilidade avançaram para Leste, o granizo alcançou as cidades da Grande Porto Alegre. O final da madrugada e o amanhecer desta terça tiveram condições de tempestade na área metropolitana de Porto Alegre com chuva forte a torrencial, muitos raios com intensas trovoadas e rajadas de vento forte que atingiram até 70 km/h na capital.
As nuvens extremamente carregadas trouxeram ainda granizo em vários pontos da área metropolitana com registro do fenômeno, por exemplo, em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Cachoeirinha, dentre outros. O granizo em alguns pontos da Grande Porto Alegre chegou a ter tamanho médio, como se viu em vários bairros da cidade de Canoas, onde moradores se apressaram para proteger os seus automóveis das pedras de gelo de maior diâmetro.
De acordo com a Metsul Meteorologia, o centro de baixa pressão que hoje traz muita chuva e temporais dará origem a um ciclone na costa nesta quarta-feira (26/09), quando o Sul e o Leste do estado devem ter rajadas de vento, em média, de 60 km/h a 80 km/h e superiores em alguns pontos da orla e dos Campos de Cima da Serra. Há risco de queda de árvores e cortes de energia.
Na quarta, o ciclone estará sobre o mar e a circulação ciclônica ainda traz chuva nas Metades Norte e Leste do estado gaúcho, mas com volumes menores. Será quando a frente fria avançará por Santa Catarina e o Paraná, com maior intensidade no território catarinense. Ar mais frio e de alta pressão vai avançar e começar a melhorar o tempo no Rio Grande do Sul.