NOVO HAMBURGO
Chuvas acendem alerta para nova elevação do Sinos e deslizamentos em Novo Hamburgo
Rio estava em declínio, mas voltou a subir neste sábado
A Prefeitura de Novo Hamburgo está alertando moradores dos bairros Canudos e Santo Afonso a não retornarem para suas casas nos próximos dias. Carro de som está percorrendo as ruas dos bairros, alertando que as chuvas continuam intensas e o nível do Rio dos Sinos voltou a aumentar. O nível do rio vinha reduzindo lentamente nos últimos dias, mas voltou a subir desde a tarde deste sábado (11/05), quando atingiu 6,55 metros. Na medição das 18 horas deste domingo (12/05), o nível do Sinos já havia subido 13 centímetros, chegando a 6,68 metros.
Outro alerta é para deslizamentos, principalmente nas partes altas do Kephas e dos bairros São José e Diehl. Carro de som também está percorrendo estes bairros com alerta de risco de deslizamentos. O chamamento é para a população procurar local seguro e a qualquer sinal avisar a Defesa Civil no telefone 3587-7863 ou os Bombeiros no telefone 193.
Deslizamentos
A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Viários de Novo Hamburgo registrou neste domingo mais três pequenos deslizamentos, sendo dois deles na Avenida Victor Hugo Kunz (um entre as Ruas Olavo Bilac e General Dalto Filho e outro na escadaria em frente à Rua Sérgio Ruggeri), ambas em Hamburgo Velho. O terceiro deslizamento foi na Rua Frederico Westphalen, esquina com a Albino Adolfo Feyth, no bairro São Jorge. Na escadaria da Victor Hugo Kunz, o trânsito estava em meia pista na noite deste domingo, enquanto no outro trecho a limpeza foi concluída e o trânsito liberado. No bairro São Jorge, a equipe da Semopsu está no local realizando a limpeza.
No fim da noite de sábado, houve ainda o deslizamento de um pequeno trecho da Rua Cuiabá, no bairro Boa Vista, que danificou mais da metade de uma pista no local. A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo conseguiu restabelecer parte do abastecimento na área. O trânsito foi interrompido no local. O deslizamento não afetou residências.