RS
Ciclone extratropical no Atlântico Sul influenciará o tempo do país nesta semana
Um ciclone extratropical de grandes dimensões e intensidade vai se formar sobre o Atlântico Sul neste início de semana, influenciando o tempo no Centro e no Sul do Brasil, alerta a Metsul Meteorologia.
De acordo com a entidade, a frente fria associada ao ciclone vai avançar pelo Sul e ao Sudeste com chuvas e temporais, depois de provocar instabilidade nos três estados do Sul. A áreas mais severamente impactadas serão o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, onde haverá risco de chuvas e temporais de grande intensidade, com vendavais e danos, principalmente em regiões que enfrentam temperaturas muito altas nos últimos dias, como Cuiabá, em Mato Grosso.
Apesar da intensidade do fenômeno, não são esperadas rajadas de ventos muito intensas para o Rio Grande do Sul, pois, de acordo com a Metsul Meteorologia, o ciclone vai se intensificar muito sobre o mar e a uma distância maior de terra firme.
Ainda nesta segunda-feira (23/10), uma área de baixa pressão traz muitas nuvens e chuva para o RS, principalmente em cidades do Oeste gaúcho, na região entre Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e Alegrete. Nestas regiões os acumulados de chuva podem ser altos, com riscos de precipitação por vezes torrencial e alagamentos. No restante do estado, os níveis de chuva devem ser baixos.
Na terça-feira (24/10), o centro de baixa pressão vai estar a leste do Uruguai e da Foz do Rio da Prata, se aprofundando e se deslocando no oceano para leste, dando origem a um ciclone extratropical, explica a Metsul.
O ciclone começa a se afastar do estado na quarta-feira (25/10), com o centro do sistema estando entre 500 km a 700 km a Sudeste do Chuí, distante da costa.
O sistema ainda afetará o tempo da região Sul na quinta-feira (26/10), mesmo estando posicionado a cerca de mil quilômetros do estado. De acordo com a Metsul, o ciclone trará uma frente fria que vai se estender até a costa do Sudeste do Brasil.