NOVO HAMBURGO
Ciclone não causa grandes estragos em Novo Hamburgo
Conforme balanço da Central de Operações do Plano de Contingência de Novo Hamburgo divulgado nesta sexta-feira (14/07) em relação ao ciclone dos dias 12 e 13 de Julho, Novo Hamburgo suportou de maneira satisfatória o evento critico, com registro de fortes chuvas e ventos de até 60Km/h. “Agradecemos a Defesa Civil, servidores municipais e os vários voluntários que se dispuseram a juntar forças. Todos foram muito importantes. E, como já disse anteriormente, as cidades precisam se preparar cada vez mais para estes eventos climáticos severos que estamos observando com mais frequência em todo o mundo”, enfatizou a prefeita Fátima Daudt.
Em razão do volume de chuva, houve alagamento parcial em algumas ruas. Mesmo não tendo casas alagadas, 12 pessoas chegaram preventivamente ao abrigo montado na Base de Ações Comunitárias Integradas (Baci) no bairro Santo Afonso, onde passaram a noite de quarta para quinta-feira, retornando para suas casas na quinta. Não houve procura por abrigamento nos outros três abrigos estruturados preventivamente pela Central de Operações. Todos os abrigos foram desmobilizados nesta sexta-feira.
Na manhã desta sexta-feira, o nível do Rio dos Sinos marcou 6,22m, 18 centímetros mais alto do que na manhã de quinta, mas com tendência de baixar. A Defesa Civil monitorou de forma constante e preventiva as áreas de alagamento e movimentação de massa, sem registros. No dia 13, foi registrada a incidência de ventos fortes, de até 60 Km/h, ocorrendo algumas quedas de vegetais no município, situação que também foi rapidamente atendida pela equipe da Prefeitura.