Connect with us

CAMPO BOM

Ciclone: o que esperar nas próximas horas para o Vale do Sinos

O ciclone extratropical que começa a se formar sobre o Rio Grande do Sul chega ao Vale do Rio dos Sinos no fim da tarde e início da noite desta quarta-feira (12/07). A Defesa Civil Estadual, o Inmet e a MetSul alertam para a possibilidade de chuva forte, descargas elétricas, fortes rajadas de ventos e eventual queda de granizo. Devido ao acumulado de chuvas, também não se descarta a possibilidade de novas enchentes no Vale.

De acordo com o encarregado da Estação Meteorológica de Campo Bom, Nilson Pedro Wolff, a situação não é nada animadora.Todos os modelos, institutos de meteorologia estão prevendo que esse ciclone extratropical, vai ser de forte intensidade. Ele começa a se formar a partir do período da tarde”, aponta.

Segundo Nilson, até o momento as consequências que a região está enfrentando é um sistema de baixa pressão, uma frente fria, que vai se intensificar nas próximas horas. Além disso, Nilson explica que uma frente de ar quente vinda da Amazonia atua no norte do estado e em Santa Catarina, diminuindo ainda mais a pressão atmosférica e aumentando a ocorrência de temporais e ventos fortes.

Na região do Vale do Sinos, a expectativa é de que os ventos comecem já no final da tarde, se intensificando durante a noite devido à formação do ciclone. Já a chuva começou na madrugada desta quarta-feira, registrando até ao meio-dia 20 mm de chuva. De acordo com modelos meteorológicos, o acumulado para hoje pode chegar aos 100 mm de precipitação.

Para quinta e sexta-feira (13 e 14/07) o que mais vai chamar atenção, segundo Wolff, serão as rajadas de vento. “O ciclone vai ser muito forte, porque a pressão está baixando bastante, e isto é um dos indicadores de que teremos ventania nas próximas horas”, afirma

 

Risco de enchentes

 

De acordo com Wolff, caso se confirme esse volume de chuvas para esta quarta-feira, será grande a possibilidade de uma nova enchente no Vale do Rio dos Sinos. “Acontece que no ciclone do final da semana passada já choveu 80 milímetros, o rio subiu bastante e tem chovido na mesma proporção, não só aqui no Vale Baixo, como também nas nascentes do rio”, explica o meteorologista.

Outro agravante apontado por Wolff é que estão sendo previstas chuvas igualmente ou até mais intensas na cabeceira do rio do Sinos, aumentando ainda mais as chances de inundação.

 

Prefeitura de Novo Hamburgo suspende expediente

A partir de orientações da Central de Operações do Plano de Contingência do Município, a Prefeitura de Novo Hamburgo suspendeu o expediente nesta quarta-feira (12/07), a partir das 15 horas para que os servidores possam se deslocar com segurança para suas residências em razão do ciclone, cujas maiores intensidades de chuvas e ventos devem ocorrer nas próximas horas.

A prefeitura ainda afirma que a Central de Operações do Plano de Contingência continua em operação e as equipes seguem os preparativos para o atendimento à população. A decisão não inclui os serviços essenciais, especialmente aqueles que, por força de normas próprias, não podem sofrer paralisação. Até segundo aviso, o expediente amanhã será dentro da normalidade. A prefeitura reitera o aviso para que as pessoas evitem circular nas vias públicas com a chegada do ciclone.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados