CAMPO BOM
Cinco unidades de saúde abrem em Campo Bom no próximo sábado
Os campo-bonenses que não conseguem ir até às unidades de saúde durante a semana, têm nova oportunidade para se vacinar neste sábado (10). A ESF Imigrante Norte abre das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30; já no Centro Materno Infantil e nas unidades dos bairros Firenze, Operária e Santa Lúcia, o atendimento é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.
O objetivo da ação, de acordo com o prefeito Luciano Orsi, é aumentar os números da vacinação contra a poliomielite e de doses de reforço contra a Covid-19. A cobertura vacinal contra a pólio atualmente é de 80,9% no município. A vacina é a gotinha e devem ser imunizadas crianças de 1 até 5 anos incompletos. A doença, responsável pela paralisia infantil, foi dada como erradicada do país há mais de 30 anos, mas há, hoje, um caso suspeito em Rorainópolis (RR).
Em relação à vacinação contra a Covid-19, a terceira dose foi feita por menos de 30% da população com idade entre 18 e 29 anos em Campo Bom. A quarta dose já está disponível para quem tem 30 anos ou mais. Até agora, apenas 9.312 quartas doses foram aplicadas no município.
No sábado (10), além da vacinação, serão realizadas consultas previamente agendadas e procedimentos de enfermagem, como a aplicação de curativos. A secretária de Saúde, Drª. Suzana Ambros Pereira, destaca que outra medida foi adotada nas últimas semanas a fim de garantir mais horários médicos e de vacinação aos campo-bonenses: o funcionamento da UBS Paulista agora é até às 22h, de segunda a sexta-feira.