Connect with us

CAMPO BOM

Colégio Santa Teresinha entrega nesta sexta-feira novo prédio à comunidade escolar

Alunos do ensino médio e setor administrativo serão os primeiros a ocupar os novos espaços

O Colégio Santa Teresinha de Campo Bom entrega, nesta sexta-feira (02/08), um novo prédio para a comunidade escolar. Um projeto ambicioso, mas que mostra o quanto a instituição busca por evolução ao longo de quase seis décadas de história. Os projetos iniciaram em agosto de 2021 e a execução da obra, conduzida pela União Beneficente e Cultural de Campo Bom (UBEC), mantenedora da escola, em janeiro de 2022. Na manhã desta quinta-feira (01º/08), alunos e funcionários conheceram as novas instalações, assim como a imprensa, que participou de entrevista coletiva onde foram apresentados os detalhes da nova edificação.

Eduardo Smaniotto era o presidente da UBEC à época da concepção do projeto e destaca o comprometimento da mantenedora em oferecer o que há de melhor em estrutura e recursos para alunos, corpo docente e funcionários. “Nosso grupo da UBEC é composto de pessoas de visão e que entendem a importância do trabalho voluntário. Por isso que, independentemente da gestão, sempre trabalhamos de forma unida em prol da comunidade escolar do Santa”, ressalta.

“Tendo isso como base, entendo que de início tínhamos um sonho, que virou realidade a partir de planejamento e muita organização. Ver a obra pronta nos traz muita satisfação de estarmos entregando para alunos e pais, uma escola que evolui constantemente, preocupando-se não somente com o futuro, mas com presente acima de tudo”, acrescenta Smaniotto.

O sentimento de satisfação expressado por Eduardo é compartilhado por Marta Cristina Fuerstenau, atual presidente da mantenedora. “Mais importante do que estar à frente da gestão da UBEC, é ter a oportunidade de estar junto à mantenedora desde o início desta importante decisão. A inauguração desta nova obra representa não apenas uma melhoria física nas nossas instalações, mas também um compromisso com a excelência acadêmica e o bem-estar dos nossos estudantes, professores, colaboradores e comunidade escolar”, salienta Marta.

“A inauguração desta obra representa um marco significativo para a nossa escola, pois reflete nosso compromisso contínuo com a aprendizagem, bem-estar de nossos alunos e professores. Pensando no futuro, avaliamos este novo espaço como uma base sólida para implementar novas ações que beneficiem a comunidade escolar”, complementa a presidente da UBEC. O presidente do Conselho Deliberativo da UBEC, Dárcio Klaus, também participou da coletiva.

Melhoria reflete diretamente no aprendizado

Poder usufruir de uma melhoria da grandeza do novo prédio é motivo de orgulho para o corpo docente e a certeza que novos ambientes estão diretamente ligados a excelência do ensino, marcas do Santa. “O novo prédio foi planejado com objetivo de que esse novo espaço aflore a criatividade e o bem-estar dos alunos. A sala como foi pensada no passado, já não atinge mais o que o mundo contemporâneo exige das pessoas. Então, com a criação de novos ambientes educativos e dinâmica inovadora em sala de aula, permitirão que os professores tenham liberdade de planejar atividades com alunos trabalhando à volta de mesas, uns com outros, pesquisando, fazendo projetos, refletindo e criando”, pontua a diretora acadêmica do Santa, Carla Juliana Monaco.

Para ela, as novas instalações repercutem diretamente no aprendizado. “Acreditamos que essa amplitude e diversidade de espaços aumente o interesse dos alunos e as possibilidades do corpo docente de levarem abordagens inovadoras para sala, refletindo nos índices de desempenho de todos, pois em mundo de constantes mudanças, principalmente tecnológicas, o desenvolvimento da educação se dá com o uso de metodologias ativas, o fortalecimento das habilidades socioemocionais e atividades online e offline”, enfatiza a diretora do Santa.

Detalhes da melhoria

O novo prédio chama a atenção de quem passa pela rua Santo Inácio de Loyola, sede da escola. A edificação foi construída na parte frontal do terreno, que abriga a escola desde a sua fundação, “Investiremos R$ 7 milhões contemplando o prédio, móveis, equipamentos de tecnologia e segurança”, explica o gerente administrativo/financeiro do Santa, Alexsandro Gerhardt, que acompanhou todos os processos da obra.

A edificação conta com cinco andares mais o terraço, sendo 12 salas de aula. “Inicialmente, serão ocupados o pavimento térreo, que vai abrigar a administração do Colégio, com salas para atendimento das famílias e estudantes, e o segundo pavimento, que contará com três salas de aula projetadas para o Ensino Médio. Os demais pavimentos serão concluídos conforme as necessidades apresentadas pela comunidade acadêmica do Santa”, finaliza Gerhardt.

Sobre o Santa

O Colégio Santa Teresinha foi fundado no dia 28 de abril de 1967. Atualmente atende em torno de 600 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, e Multissérie (para alunos até 4º ano do fundamental, que optam permanecer na escola também em turno oposto). 73 colaboradores compõem a equipe de trabalho.

 

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados