ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Everton Gaide de Oliveira – Para fechar 2021, uma discussão importante
Quando 2021 se despedia, eis que surge uma treta entre Ícaro Silva e Tiago Leifert que dominou as redes sociais essa semana. Tudo começou quando Ícaro postou sua opinião contundente e negativa sobre o Big Brother. Tiago, para defender o programa que apresentou replicou e aproveitou para “jogar na cara” de Ícaro que a Globo paga o salário dele, em um “cala boca” explícito. Ícaro respondeu a Tiago também de forma contundente destacando a sua história e suas conquistas profissionais exclusivamente pelos seus méritos.
Você pode pensar que é só uma treta entre famosos, mas não é. Essa postura de Tiago, que representa os protegidos das grandes organizações (homens brancos, héteros e de família rica) se sentem no direito de mandar um profissional “calar a boca”. Nesse “sistema”, fica mais fácil ainda quando do outro lado está uma pessoa negra, neste caso, o Ícaro. Quando Ícaro não se cala e responde a carta de Tiago e o coloca no seu devido lugar de privilégio e faz questão de “desenhar” o que todo negro sabe (que para alçar lugares de destaque) o profissional negro independente da área precisa ser duas ou três vezes melhor que seus pares brancos e pasmem, às vezes, nem isso é suficiente.
Ícaro me representa, não só pelo indiscutível talento, mas pelo seu posicionamento ao não aceitar que o mandem calar a boca. Tivemos uma aula de como os status quo é cruel e o quanto os privilegiados, apesar de seus discursos bonitos, no fundo só querem manter tudo exatamente como está. Aliás, grande parte deles, traziam fácilmente de volta as mordaças de ferro ao povo negro.
Nós, profissionais negros, seguiremos trabalhando para conscientizar, se necessário de forma contundente para ocupar os espaços aos quais nos preparamos a vida toda.
Que 2022 seja um ano de mais união, respeito e justiça.