CAMPO BOM

Coluna Política de Campo Bom – A confirmação de Feltes

A confirmação de Feltes

Embora seja bem discreto no uso das redes sociais, mesmo que esteja constantemente em cargos importantes, Giovani Feltes (MDB) confirmou sua pré-candidatura a prefeito no Instagram, onde falou sobre sua saída da secretaria de Agricultura do estado. Aliás, uma saída muito criticada por alguns por conta do atual momento enfrentado pelo RS.

 

Compromisso

Ao falar sobre a decisão de deixar a pasta para concorrer, Feltes disse que “a vida é feita de ciclos e sempre nos traz novos desafios. O compromisso que tenho com a cidade em que eu vivo e amo, Campo Bom, levou a colocar meu nome à disposição do meu partido MDB como pré-candidato a prefeito”. Nos comentários, limitados no Instagram, muitas pessoas apoiando a decisão e outras agradecendo pelo seu trabalho na secretaria.

 

Compromisso e necessidade

Na última semana levantamos alguns motivos que podem ter levado Feltes a decidir pela candidatura a prefeito. Um deles era a ausência de um nome forte do MDB para disputar a eleição sem necessariamente ceder a cabeça de chapa para o PDT. Ao que tudo indica, os nomes colocados na disputa não emplacaram, pelo menos não contra um adversário de envergadura de Faisal Karam (REP) do outro lado. Sendo assim, Feltes se tornou uma necessidade para a base governista que quer dar continuidade à gestão PDT-MDB. Sem ele, as chances de vitória poderiam ser reduzidas.

 

Mais uma via foi anunciada essa semana

Na quarta-feira foi anunciada mais uma via que deverá concorrer a Prefeitura de Campo Bom, a Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, e oficializou a pré-candidatura do vereador Victor Souza (PCdoB). Victor cumpre seu quinto mandato consecutivo na Câmara de Vereadores.

 

Muito se fala, mas

É comum vermos pessoas criticando Lula por ser um dos únicos nomes fortes do PT no país. Ou até mesmo o vizinho Ary Vanazzi (PT), de São Leopoldo, que frequentemente está no comando da cidade por conta da ausência de outras lideranças para ocupar o espaço. Mas em Campo Bom, veremos novamente ex-prefeitos disputando a eleição, o que também mostra uma certa incapacidade de gerar novos líderes. O prefeito Luciano Orsi foi uma renovação, porém vai acabar entregando o bastão para alguém do passado, independente de quem vença.

 

Tudo é eleição

Livre dos compromissos com a Famurs, especialmente neste momento conturbado e de recuperação do RS, Orsi vai ter mais tempo para articulações políticas na cidade e para participar mais ativamente do processo eleitoral que já começa a ficar mais quente em Campo Bom.

 

Luciano Orsi como secretário de Obras ?

Gênifer Engers deixou nesta semana a secretaria de Obras de Campo Bom, em conformidade com a legislação eleitoral, que exige a desincompatibilização de secretários que pretendem concorrer à majoritária no pleito deste ano. E por falar em tempo, Luciano Orsi assume a pasta, juntamente com as funções de prefeito.

 

Contra enchentes

Por falar nas enchentes, essa coluna que tanto critica precisa também elogiar a atual administração que anunciou um grande plano de proteção às enchentes na cidade, de olho nas mudanças climáticas. O projeto não deve ser desenvolvido todo de uma vez, porém finalmente a cidade vê ideias para enfrentar o problema. A Prefeitura vai estudar a instalação de um sistema de bombeamento móvel nos bairros Operária e Vila Rica e a elaboração de estudos para a construção de diques no 25 de Julho, Porto Blos e Vila Rica. Mas lembrando que muitas das ações vão acabar ficando ainda para o próximo prefeito.

 

Contra o tempo

Porém, é importante lembrar que a cidade não pode esperar 2  ou 4 anos para ver essas obras saindo do papel. E temos certeza que o prefeito sabe disso e precisa correr contra o tempo, mas também rezar para que a cidade não enfrente mais fortes chuvas antes que os projetos sejam realizados. A comunidade espera ansiosa.

 

Novo presidente

O partido Republicanos de Campo Bom, que tem Faisal Karam como pré-candidato a prefeito, está sob novo comando na cidade. O experiente Márcio André da Silva assumiu a presidência do partido. Ele, que tem experiência nos bastidores políticos e partidários, vai ser responsável por conduzir e tomar as decisões da sigla neste período pré-eleitoral.

 

A favor ou contra?

Já que esse assunto ainda não foi definido, a coluna deixa o espaço aberto para que os pré-candidatos a prefeito respondam se são favoráveis, ou não, ao adiamento das eleições no Rio Grande do Sul. Embora não seja o assunto mais debatido do momento, é importante lembrar que cidades inteiras estão destruídas e dificilmente vão conseguir realizar seus pleitos. Qual a opinião das lideranças campo-bonenses?

Sair da versão mobile