NOVO HAMBURGO

Coluna Política de Novo Hamburgo

PT deu recado ao PDT

O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, procurou a presidente do PT a nível estadual também, Jussara Dutra, afim de propor uma aliança nas eleições municipais de outubro próxima. Bolzan ouviu que o PT não descarta a aliança, mas que o partido não abre mão da cabeça de chapa. Ou seja, Fufa Azevedo é o nome do PT que vai concorrer ao cargo de prefeito em outubro, o que será referendado pelo diretório do PT, através da convenção que deverá ser realizada em julho ou agosto.

 

E o Zimmermann?

Tarcísio Zimmermann foi prefeito por 4 anos, e apesar de ter sido reeleito nas urnas em 2012, acabou tendo o registro de sua candidatura cancelado, por conta de uma inauguração da FASE – Fundação de Atendimento Sócio Educativo, em Novo Hamburgo, em 2004. Os partidos na cidade que realizaram pesquisas de intenção de voto, sabem que o PDT com Tarcísio lidera a esquerda na cidade, com quase o triplo de intenção de votos do que o PT com Fufa. Mas as mágoas com a forma com que Tarcísio saiu do PT, disparando críticas públicas em relação a falta de critérios para a distribuição do fundo eleitoral, lhe rende hoje uma rejeição com os caciques petistas, apesar dos seus números de intenção de voto.

 

Pinga-fogo político

– Tarcísio pode ser considerado persona non grata com caciques petistas, mas ninguém pode dizer que ele abandonou Lula, pois nos momentos mais difíceis quando da prisão do atual presidente, era comum ver o petista nas ruas defendendo ele quando preso, e tomando inclusive vaias e sendo muito criticado.

– Por isso é normal que agora durante o mandato de Lula, Tarcísio conseguir ser visto com um forte candidato ligado a esquerda e ao presidente Lula. A explicação de alguns é que a percepção da população simpática a Lula não acompanhou as desavenças internas no PT quando da saída de Zimmermann.

 

Pinga-fogo Fufa X Tarcísio

– Mas Fufa (PT) e Tarcísio (PDT) também não falam a mesma língua. Luís Lauermann (PT), a quem Zimmermann escolheu e ajudou a eleger prefeito e depois o tratou como traidor, tinha em Fufa uma liderança da sua confiança e que ficou no seu lado na divisão. O fato é que, mesmo antes de sair do PT, Zimmermann e Fufa estavam em lados opostos dentro do PT.

– Muitos acreditam que Fufa já deveria ter sido candidato a deputado estadual ou federal, mas que Tarcísio, pela rixa, sempre se lançou e impediu Fufa de alçar voos maiores.

– Os bastidores mostram que dificilmente PT e PDT estarão juntos numa chapa majoritária em Novo Hamburgo. Mais pelas diferenças de Fufa e Zimmermann, do que pelos partidos em si. E o tempo pode mostrar, caso se confirme isso, que um erro assim pode ser fatal.

 

Jorge Stoffel volta por cima no PL

A coluna recebeu a informação de que o empresário Jorge Stoffel, que já presidiu o CDL – Centro de Dirigentes Lojistas de nossa cidade, voltou ao Partido Liberal, e que ele deverá presidir e comandar o partido nas eleições de outubro. Ele deve substituir Juliano Souto, que deverá se concentrar na campanha para vereador, um dos objetivos do partido em voltar a ter representação no legislativo hamburguense. O nome de Jorge Stoffel deve aparecer novamente como pré-candidato a prefeito.

 

PL filia Kopschina e Gerson Haas

A coluna também recebeu a informação de que o Partido Liberal filiou os empresários Gerson Haas e Paulo Kopschina, que também devem emprestar seus nomes para serem avaliados como possíveis pré-candidatos a prefeito ou vice.

 

Filiação bomba no PL

A coluna consultou suas fontes e checou que a filiação dos secretários Fauston Saraiva e Ráfaga Fontoura, surgiu a partir de uma iniciativa dos dois. Ambos são conselheiros de Fátima e do núcleo duro do governo, juntando-se a Linéo Baum, Betinhos dos Reis e Gabriel Oliveira, que cuida do marketing político. Fátima manteve conversas reservadas com o deputado federal Tenente Coronel Zucco (PL), com que mantém boas relações, e mesmo sabendo da tendência do PL estar alinhado com a pré-candidatura do deputado estadual Delegado Zucco (REP), resolveu apostar de que o deputado estadual não deve concorrer ao cargo de prefeito, e que a posição do PL poderia mudar numa possível aliança com a atual gestão. A leitura foi correta e a decisão arrojada.

 

Delegado Zucco deu entrevista bomba ao TH

Ao saber das filiações dos secretários no PL, o irmão do Deputado Federal TC Zucco, Delegado Zucco, abriu as baterias e disse que acredita que o PL terá discernimento de não aceitar as filiações, pois representaria – na visão dele – a entrada do PL na base de governo Fátima Daudt, com a ocupação de duas secretarias. Nos bastidores o clima ferveu entre os irmãos, mas ante a manifestação de bolsonaristas na cidade, que na maioria reprovam a aliança com o atual governo, independente do Delegado concorrer ou não ao cargo de prefeito, os partidos PL, Republicanos, PRD, PP e PSDB, devem caminhar juntos com uma única candidatura de oposição no campo da direita.

 

Pinga fogo do frentão

– Reunião dos deputados do frentão ficou para a próxima segunda feira, e contará com a presença dos deputados Lucas Redecker, Issur Koch, Delegado Zucco, e TC Zucco.

– O deputado Delegado Zucco (REP) foi procurado pelo Deputado Sabino, presidente do PRD estadual, onde o mesmo confirmou a intenção do seu partido compor a aliança de direita em Novo Hamburgo. Ele colocou o nome da sua assessora Gislaine Pires, para ser avaliada como pré-candidata aos cargos de vice-prefeita ou vereadora.

Sair da versão mobile