RS
Com mais 15 mortes em Muçum, chega a 21 o número de vítimas fatais das chuvas no RS
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, divulgou nesta quarta-feira (05/09) que mais 15 mortes foram confirmadas devido à passagem das fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado nesta semana. Todas as 15 vítimas são de Muçum, no Vale do Taquari, uma das regiões mais castigadas pelo mau tempo. Ao todo, 21 pessoas já perderam a vida no estado devido às chuvas.
Mais cedo, Leite havia informado o sexto óbito no RS. Uma senhora acabou caindo no rio Taquari durante uma tentativa de resgate. O cabo no qual o PM resgatava a vítima rompeu e ambos caíram no rio. A idosa morreu e o PM foi resgatado para um hospital da região, ferido mas sem correr risco de vida.
Já em Muçum, município que teve mais de 85% de sua área atingida pelo rio Taquari, moradores precisaram ser resgatados em cima de telhados e forros de casas. As águas do rio atingiram o centro da cidade, alagando residências, escolas, estabelecimentos comerciais e hospitais. A energia elétrica do município foi cortada, por questões de segurança. Até o momento a Defesa Civil do município já encontrou 15 vítimas. Os nomes das vítimas ainda não foram informados e o Governo do Estado e a Prefeitura de Muçum trabalham na assistência às famílias.
O rio Taquari chegou ao nível de 21,79 metros, mais de três metros acima da cota de inundação, que é de 18 metros, de acordo com as medições do Serviço Geológico do Brasil.