CULTURA
Começa a 39º Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo
A criançada e o público leitor tomou conta da 39ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo neste primeiro dia do evento, que está agitando o Centro da cidade a partir da Praça do Imigrante, onde estão instalados os livreiros e ocorrem as atrações a partir do tema “Portas Para o Mundo”. Na abertura oficial, realizada às 15 horas, a antropóloga, professora e escritora Margarete Fagundes Nunes, patrona da feira, se disse emocionada. Lembrou que, quando criança, tinha apenas um livro, “A Bonequinha Preta” de Alaíde Lisboa, que lia e relia, o que explica sua vocação em abordar a questão do negro (Margarete é autora do livro “Memória Negra”).
“Precisamos impactar positivamente o mundo em que vivemos”, incentivou Margarete. Ela falou de sua infância em Cacequi, o quanto se sentiu acolhida em Novo Hamburgo e da trilogia que está organizando sobre o Vale do Sinos, retomando sua trajetória de vida. “Novo Hamburgo é um lugar de afeto para além da moradia”, destacou.
O secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, destacou o foco do trabalho da secretaria na diversidade e também na valorização da mulher. “Nossa programação da feira neste ano tem deliberadamente cerca de 70% de ações protagonizadas por mulheres e isso pra nós é uma condição. Não é retórica. É ação colocada em prática”, enfatizou. Representando a Secretaria Municipal de Educação, o coordenador do Núcleo de Formação Continuada, Carlos Bach, destacou que o público leitor é a razão da feira. “Não existem livros se não existirem leitores. Então, a presença de vocês aqui é muito importante”, resumiu.
A feira
A 39ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo segue até o próximo domingo (15/10). O evento é uma promoção da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das secretarias da Cultura e de Educação, e conta com 13 livreiros. A programação é recheada de atividades literárias para todos os públicos, como contação de história, encontro com o autor, sessões de autógrafos e bate-papos com escritores como Marcelo Rubens Paiva, Marcos Piangers, Winnie Bueno, Letícia Wierzchowski, entre outros.
Além disso, outras manifestações artísticas que também oferecem ferramentas para abrir portas para o mundo estão na programação, como a música, o teatro, a dança e o cinema, que terá um momento especial com a exibição do filme “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou”, e uma conversa com a diretora Bárbara Paz. Outra grande atração desta edição é o show musical da cantora Tulipa Ruiz.