MEIO AMBIENTE
Começa limpeza da tubulação dos bairros atingidos pela enchente

Prefeitura contratou empresa especializada em hidrojateamento para início da primeira fase de recuperação da rede pluvial
Nesta segunda-feira (10/02), a Prefeitura deu início ao serviço de desobstrução e limpeza da tubulação das regiões atingidas pela enchente do ano passado. O Município contratou uma empresa especializada em hidrojateamento e sucção de redes pluviais. O investimento será de R$ 420 mil, com a realização de mais de 2 mil horas de serviço nos bairros Canudos, Industrial e Santo Afonso.
Essa é a primeira etapa da operação que tem o objetivo de colocar fim aos alagamentos. Em breve, será realizada ainda a limpeza dos arroios e córregos para complementar o hidrojateamento.
Hoje, a ação começou pelo bairro Santo Afonso e foi acompanhada pelo titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), Anderson Bertotti, representando o prefeito Gustavo Finck que está em Brasília.
“Mais de 70% da tubulação está trancada. Isso não permite que a água tenha vazão para se deslocar de forma correta, chegando aos arroios e depois ao Rio dos Sinos”, explicou Bertotti. “Se chove 20 minutos as pessoas ficam inseguras e preocupadas porque essa água vai para dentro de casa. Vamos resolver esse problema e deixar os moradores tranquilos”, completou
Inicialmente, o serviço conta com dois caminhões, mas até o final da semana serão quatro em operação.
O anúncio do hidrojateamento foi realizado pelo prefeito no último sábado (08/02), quando Finck vistoriou uma das localidades afetadas por alagamentos no final mês de janeiro deste ano. Após avaliação técnica, constatou-se a necessidade do serviço em caráter emergencial.
