Connect with us

NOVO HAMBURGO

Comissão da Câmara receberá motoristas de aplicativo para discutir falta de segurança

Um motorista de aplicativo levou um tiro na cabeça durante uma tentativa de assalto no final da tarde de domingo, 7, no bairro Jardim Mauá. O crime, ocorrido na rua São Jerônimo, reacendeu um temor da categoria pela falta de segurança no exercício da profissão. Nesta quarta-feira (10/08), a partir das 13h, um grupo de motoristas será recebido no Plenarinho da Câmara para debater a pauta e levantar sugestões aos governos municipal e estadual. A reunião será conduzida pela Comissão de Segurança Pública do Legislativo, composta pelo presidente Gustavo Finck (PP), o relator Inspetor Luz (MDB) e o secretário Felipe Kuhn Braun (PP).

A convite do presidente do colegiado, o motorista de aplicativo Rafael Nunes subiu à tribuna no início da sessão plenária desta segunda (08/08), e antecipou alguns dos posicionamentos da categoria. Nunes criticou a concentração de guardas municipais na região central da cidade e sugeriu a melhor distribuição dos agentes pelos bairros, especialmente nos períodos da noite e da madrugada. “Existem algumas falhas no sistema dentro de Novo Hamburgo. Hoje, no Centro, tem 50 guardas municipais. Não instruindo e fazendo a segurança dos moradores, mas multando aqueles que estão errados. Além disso, não vemos um guarda à noite. Saímos de casa sem o mínimo de certeza de que voltaremos. É complicado trabalhar com esse sentimento. Daqui a pouco estaremos prestando um desserviço por não sabermos se o passageiro está ali para nos assaltar, dar um tiro ou matar. O que vem acontecendo é muito grave”, asseverou.

O motorista convidou seus pares a comparecerem à reunião e trazerem seus próprios relatos e opiniões. “Eles serão muito importantes para trabalharmos soluções para a falta de segurança que existe em Novo Hamburgo. Poderemos elencar tudo o que estamos sentindo, trazendo para os vereadores o que queremos que mude. Hoje não conseguimos trabalhar, com medo do que está acontecendo na cidade. E isso não são só os motoristas de aplicativo que estão sentindo, mas a população de uma forma geral. Não adianta aumentar o IPTU em 300% e não colocar um pouquinho só na segurança”, prosseguiu.

Aberta à população, a reunião desta quarta-feira deve ser apenas o início da discussão. Segundo Gustavo Finck, a ideia do primeiro encontro é ouvir os apelos da categoria para, em uma segunda data, repassar as informações a representantes das forças de segurança do Município e do Estado. Líder do Governo na Câmara, Ricardo Ritter – Ica (PSDB) se colocou à disposição para intermediar o contato com o Executivo. “Temos o anseio de que os munícipes possam circular da forma mais tranquila possível”, afirmou.

Raizer Ferreira (PSDB) salientou que o papel da Guarda Municipal no combate à criminalidade é limitado pela legislação federal. “A corporação faz um excelente trabalho de apoio às forças estaduais, às quais a atribuição de segurança pública está diretamente ligada”, lembrou. O parlamentar também informou o protocolo de moção de apelo ao Governo do Estado pelo aumento do efetivo de policiais militares em Novo Hamburgo. O documento deve ser levado a votação na próxima segunda-feira, 15.

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados